• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Subespaço Vetorial] Verificar que é o conjunto é subespaço

[Subespaço Vetorial] Verificar que é o conjunto é subespaço

Mensagempor anderson_wallace » Seg Dez 30, 2013 17:56

Verificar que S é um subespaço vetorial de V

V = P e S={p (pertence) P (tal que) p(0)=2p(1)}

Não consegui se quer iniciar a demonstração. Minha dificuldade principal consiste em encontrar a notação geral para os elementos do conjunto S, isto é, como escrever de modo genérico todos os polinômios que satisfazem a condição p(0)=2p(1).
Na verdade em vários outros exercícios de espaço e subespaço esse tem sido o maior problema, encontrar a notação geral para polinômios, funções, etc, que devem satisfazer condições específicas. Mas gostaria de ajuda nesse exercício em especial.
anderson_wallace
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 30, 2013 17:32
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Ciência e Tecnologia
Andamento: cursando

Re: [Subespaço Vetorial] Verificar que é o conjunto é subesp

Mensagempor Renato_RJ » Seg Dez 30, 2013 19:32

Boa noite !!!

Para provarmos que S é subespaço vetorial de V, basta fazermos:

1 - Sejam u e v elementos de S, então u + v está em S.

2 - Seja c um escalar e v um elemento de S, então cv está em S.

Vejamos:

1 - Sejam p_1(x) \, \textrm{e} \, p_2(x) \in S, então

(p_1 + p_2)(0) = p_1(0) + p_2(0) = 2p_1(1) + 2p_2(1) = 2(p_1 + p_2)(1)

2 Sejam \alpha um escalar e p_1(x) \in S, então

(\alpha p_1)(0) = \alpha p_1(0) = \alpha 2p_1(1) = 2(\alpha p_1)(1)

Notação você é quem escolhe, desde que defina quem é quem antes de iniciar sua demonstração. Quanto as condições específicas você tem que verificar exatamente o que o problema te oferece, neste caso só foi passado o mapa da função polinomial (isto é, que p(0) leva a 2p(1)).

Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: [Subespaço Vetorial] Verificar que é o conjunto é subesp

Mensagempor anderson_wallace » Ter Dez 31, 2013 01:25

Obrigado Renato_RJ, entendi bem o procedimento. Foram somados dois elementos arbitrários de S, e com a própria condição do conjunto, p(0)=2p(1), foi possível verificar que a soma é bem definida.
Gostaria de entender melhor a ideia, para isso preciso saber se o seguinte raciocínio está correto:

Supondo que fosse dado um conjunto e pede-se para provar que é um espaço vetorial, tomemos como exemplo o conjunto: V={{f:\Re\rightarrow \Re; f(-x)=f(x), \forallx\in\Re}}. Ora, mas seja F o conjunto das funções de R em R, sabemos que F é um espaço vetorial, e de fato isso é simples de se provar, e como V\subset F os elementos de V satisfazem as propriedades para espaço vetorial, logo para mostrar que V é um espaço, basta verificar se o vetor nulo e o simétrico estão em V, ou ainda verificar se a adição e a multiplicação por escalar estão bem definidas, o que recairia num procedimento análogo ao da questão anterior. Está certa essa conclusão?

Por outro lado, se for realmente necessário testar cada uma das oito propriedades de espaço, teria como realizar um procedimento semelhante ao do exercício anterior? Por exemplo, como provar a comutatividade na adição?
anderson_wallace
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 30, 2013 17:32
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Ciência e Tecnologia
Andamento: cursando

Re: [Subespaço Vetorial] Verificar que é o conjunto é subesp

Mensagempor Renato_RJ » Ter Dez 31, 2013 14:00

Boa tarde !!

Se quiser provar que V é um espaço vetorial, aí terá que provar as oito propriedades, então basta pegar alguns elementos de V e verificar se a propriedade do conjunto satisfaz as oito propriedades de um espaço vetorial...

Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Linear

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.