• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Área destinada para assuntos gerais ou considerados off-topic, excluindo quaisquer propagandas comerciais ou anúncios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sex Jul 13, 2012 14:32

Foi a sugestão que eu mesmo já dei, de criar mais colaboradores. Talvez melhore. Pelo menos é uma tentativa para que as dúvidas não fiquem aqui por muito tempo.
PS:Eu já sei que todos são voluntários
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 13, 2012 18:48

nietzsche escreveu:Eu, particularmente, vejo muitos pontos precarários nas universidades públicas em geral (no Brasil).


Todos nós vemos. Não só nas universidades, mas principalmente no ensino fundamental e médio público.

nietzsche escreveu:Mesmo assim, existem infinitas exeções.


De fato, existem.

nietzsche escreveu:Agora, quanto ao Ensino Virtual, você deve estar confundindo Ensino com ser "treinado a fazer contas e, além disso, acreditar que suas contas estão certas".


Não estou.

nietzsche escreveu:Acreditar num ensino virtual no Brasil, pra mim, é assumir o fracasso do ensino, é movimentar a indústria dos computadores e afundar ainda mais nosso país na absoluta ignorância.


Eu discordo. Se essa hipótese sobre o "ensino virtual" fosse verdadeira, então o pessoal do MIT e da Harvard estariam afundando-se na absoluta ignorância. Mas eles obviamente não estão. Vide os projetos MIT OpenCourseWare e edX.

nietzsche escreveu:Continuando, Luiz Aquino, se você, por um lado, acha sarcástico, sem educação, o parágrafo que disse isso ou aquilo, eu acho uma total falta de respeito vocês realizarem uma reunião reservada sem divulgar aos participantes do fórum. Soa como um clube do bolinha e não como o que você estava falando de ser voluntário ou não. De qualquer forma, as subdivisões que eu falava do outro fórum é a idéia que você propôs na "reunião". Você devia postar o que decidiram, quem sabe ajuda a melhorar problemas como "o que deve acontecer para não ocorrer tópicos com 15 dias sem resposta?"


Eu gostaria de lembrá-lo que qualquer fórum possui um espaço reservado no qual os administradores, colaboradores ou moderadores reúnem-se para discutir questões internas. Não há falta de respeito nisso e muito menos um clube do bolinha.

Nós não postamos a decisão por um motivo simples: ela ainda não foi tomada! Com toda certeza assim que tudo estiver decidido as mudanças serão anunciadas e realizadas. E também com toda certeza todas as sugestões deixadas aqui ou no tópico Sugestões, Críticas e Elogios (changelog) serão consideradas.

nietzsche escreveu:Além disso, já tive mensagens minhas excluídas sem ao menos receber um email notificando que seria excluída.


De fato, não há uma notificação de que o tópico será removido.

Entretanto, os tópicos que são removidos geralmente são aqueles que não atendem as Regras do Fórum (em especial, 3, 4, 5 e 6). E ainda assim muitas vezes é avisado no próprio tópico que ele será removido. A não ser em casos mais específicos, nos quais o tópico é removido imediatamente.

De qualquer modo, considerando a sua experiência no fórum, eu acho estranho que você tivesse escrito um tópico fora das regras. Nesse sentido, não vejo qual teria sido o motivo da exclusão. Ainda assim, em casos como esse, o participante sempre pode postar uma mensagem no tópico Sugestões, Críticas e Elogios (changelog) perguntado sobre o motivo da exclusão.

nietzsche escreveu:Se o fórum tem um manual de boas condutas, se existe um regimento de forma a coibir atitudes subversas, as coisas estão piores do que eu pensava.


Mais uma vez eu gostaria de lembrar-lhe que qualquer fórum possui um regimento, manual ou regras de conduta. No nosso caso, as regras estão descritas no tópico "Regras do Fórum - Leia antes de postar!".

Claudin escreveu:Foi a sugestão que eu mesmo já dei, de criar mais colaboradores. Talvez melhore. Pelo menos é uma tentativa para que as dúvidas não fiquem aqui por muito tempo.
PS:Eu já sei que todos são voluntários


Eu creio que você se refere a sua sugestão postada no seguinte endereço:

viewtopic.php?f=0&t=315&start=240#p31173

Infelizmente, existem dois problemas na sua sugestão:

1) nós não "criamos" colaboradores oficiais, nós apenas avaliamos os pedidos de candidatura enviados para o tópico Colaboradores Oficiais? Candidate-se aqui!;

2) a ideia de um fórum é que todos podem ajudar! Ninguém deveria esperar apenas pela resposta de um colaborador (oficial ou não).

Atualmente há mais de 7.500 membros no fórum. Mas infelizmente apenas uma pequena porcentagem (eu arrisco menos de 1%) fornece ajuda. A imensa maioria dos membros não ajudam! Eu tenho plena convicção que todos os membros poderiam ajudar de alguma forma, não importando se iriam responder dúvidas simples ou complexas. Essa participação ativa de todos os membros é que contribuiria verdadeiramente para reduzir o tempo de resposta.
lcmaquino.org | youtube.com/LCMAquino | facebook.com/Canal.LCMAquino | @lcmaquino | +LCMAquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2651
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 01:29

Nietzsche escreveu:Nem todos sabem realizar uma busca de modo eficiente. Buscar algum tópico e ter como resposta um milhão de links não é obter uma resposta, e não ajuda muito. Ninguém vai conseguir verificar os milhares de links e saber que possivelmente em alguns deles estará a resposta da sua dúvida.
As subdivisões poderiam ajudar a pessoa a se orientar, a buscar, a perceber que a dúvida dela está respondida no fórum. Por exemplo, naquele fórum citado, eles têm uma seção de dúvidas já respondidas e organizadas dentro dos tópicos. Eu acho esse tipo de orgnaização eficaz.

Só porque nem todos sabem realizar uma busca de modo eficiente significa que não vale a pena tentar? Nem sempre é necessário verificar um milhão de links, é possível que um exercício análogo esteja na primeira página. Se for um exercício comum pode ser também que, ao digitar parte do enunciado, o usuário encontre exatamente a mesma questão resolvida. A organização pode ser mais eficaz, de fato, mas isto não necessariamente representa uma mudança de mentalidade de quem visita procurando ajuda.
As subdivisões poderiam ajudar a pessoa a se orientar quanto ao local onde deve postar a sua dúvida, mas acho pouco provável que ela pense "nossa, existe um subfórum só para este assunto, talvez minha dúvida já esteja respondida aqui."

Nietzsche escreveu:Discordo do Luiz Aquino, quando diz sobre meio virtual de ensino. Imagino que você deve ter experiências boas com o ensino de forma geral. Eu, particularmente, vejo muitos pontos precarários nas universidades públicas em geral (no Brasil). Mesmo assim, existem infinitas exeções. Agora, quanto ao Ensino Virtual, você deve estar confundindo Ensino com ser "treinado a fazer contas e, além disso, acreditar que suas contas estão certas". Acreditar num ensino virtual no Brasil, pra mim, é assumir o fracasso do ensino, é movimentar a indústria dos computadores e afundar ainda mais nosso país na absoluta ignorância. Essa discussão envolve muitos pontos.

É evidente as inúmeras precariedades nas universidades públicas brasileiras. Como o colega LuizAquino disse, se isto fosse verdade sobre o ensino virtual não apenas o MIT e Harvard estariam afundando, mas a própria Art of Problem Solving, a UNICAMP (que recentemente começou a gravar os cursos básicos e editá-los como vídeos de ensino online), Khan Academy, dentre tantos outros. É importante frisar que isto não é um substituto para aulas usuais, pelo menos por um bom tempo, mas sim um grande reforço. A idéia é atacar por duas frentes, não substituir.

Nietzsche escreveu:Continuando, Luiz Aquino, se você, por um lado, acha sarcástico, sem educação, o parágrafo que disse isso ou aquilo, eu acho uma total falta de respeito vocês realizarem uma reunião reservada sem divulgar aos participantes do fórum. Soa como um clube do bolinha e não como o que você estava falando de ser voluntário ou não. De qualquer forma, as subdivisões que eu falava do outro fórum é a idéia que você propôs na "reunião". Você devia postar o que decidiram, quem sabe ajuda a melhorar problemas como "o que deve acontecer para não ocorrer tópicos com 15 dias sem resposta?" Além disso, já tive mensagens minhas excluídas sem ao menos receber um email notificando que seria excluída. Se o fórum tem um manual de boas condutas, se existe um regimento de forma a coibir atitudes subversas, as coisas estão piores do que eu pensava.

Falta de respeito em que sentido, exatamente? Os únicos "privilégios" que temos são de mover, dividir, fundir, etc tópicos. Ou seja, somos voluntários com funções extras como manter o fórum organizado, ter um comprometimento de comparecer quase todos os dias e ajudar os outros usuários, procurar soluções para os problemas administrativos como um todo. Todos somos voluntários, alguns com mais responsabilidades que outros. Não temos nossa carga aliviada em relação ao resto, e sim aumentada, e como o colega Luiz disse, não há decisão tomada, e se for muito provavelmente será discutida com os usuários também logo após.
Sobre a exclusão de suas mensagens, o primeiro caso que vem à cabeça é de estarem num tópico que foi jogado na lixeira. Não é nada pessoal, apenas todas foram enviadas porque não faria sentido excluir apenas algumas.

Claudin escreveu:Foi a sugestão que eu mesmo já dei, de criar mais colaboradores. Talvez melhore. Pelo menos é uma tentativa para que as dúvidas não fiquem aqui por muito tempo.

Como o colega Luiz disse, não criamos colaboradores. Houve pessoas que se candidataram com um número pequeno de mensagens, porém sumiam logo após. Sobre as dúvidas ficarem por muito tempo, pode ser irremediável. Não necessariamente elas não são respondidas por falta de gente, mas algumas vezes não há quem saiba resolver ou simplesmente não há tempo. Já aconteceu comigo.

Sobre o problema de resolver diretamente, postar uma solução parcial ou dicas, aqui estão dois tópicos postados hoje ainda: primeiro e segundo.

Na resposta do primeiro temos que danjr optou por resolver o primeiro item sem muita explicação enquanto que no segundo o usuário Russman decidiu fazer uma solução parcial bem detalhada e deixar os cálculos restantes para o questionador. Não há problema quanto à essas abordagens, mas pergunto: que problema haveria se, ao invés de responder com a resolução parcial, perguntássemos quais foram suas dúvidas ou tentativas? Seria uma forma de descobrir a partir de onde as dificuldades apareceram. Outra seria apenas escrever o método de resolução, sem escrever equações e deixar estes detalhes para ele.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sáb Jul 14, 2012 01:58

Não teria problema nenhum Marcelo, porém você caso ficasse interrogando a pessoa ao invés de ajudar na resolução, o cara não sairia satisfeito como saiu com as resolução dos dois acima. Suponhamos que o cara tivesse prova e tem dúvida, então ele recorreu ao fórum, mas chegou aqui e foi interrogado ao invés de esclarecer a dúvida, seja com dicas, resolução, meia resolução. 1/4 da resolução, o que for desde que a pessoa saia satisfeita daqui SEM DUVIDAS, essa é a ideia.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 02:19

Já que fui citado, segue uma indagação:
MarceloFantini escreveu:...mas pergunto: que problema haveria se, ao invés de RESPONDER com a resolução parcial, perguntássemos quais foram suas dúvidas ou tentativas?


fabiosousa escreveu:Regras do fórum:

Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Serão DESCONSIDERADOS tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios, trabalhos, provas etc.
(...)


Trata-se de uma contradição?
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1680
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sáb Jul 14, 2012 02:24

Parece que há sim.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 02:34

O que você define como interrogar, Claudin? Não me lembro de algum tópico onde o número de perguntas, sem qualquer tipo de ajuda, passou de 2 ou 3 mensagens, no máximo.

Quanto à sua colocação danjr, se seguíssemos as regras como estão toda vez este tópico seu teria ido diretamente para a lixeira, pois é apenas enunciado sendo que você não informou tentativas nem dúvidas. Somos relativamente lenientes com respeito à isso, caso contrário boa parte dos tópicos criados seria enviados à lixeira diretamente, sem qualquer tipo de aviso ou mesmo chance à quem criou o tópico de expor suas dúvidas.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor Claudin » Sáb Jul 14, 2012 02:39

Faz uma votação aberta para o publico do fórum se eles preferem ser interrogados ou terem respostas, OU DICAS como vocês gostam de usar. Pra mim é simples, ta com dúvida, perguntou no fórum e tenta solucionar a dúvida. Coisa rápida e prática sem blá blá blá dimais, e ponto.

Sobre o que o Danjr disse, eu discordo de sua colocação pois ja fui questionado varias vezes também em meus tópicos sobre isso. Marcelo Fantini, se o cara postou é porque ele tem dúvida, então é fato que ele não soube resolver o exercício, ou seja, ele pode ter feito ou ele pode nem ter conseguido mexer no exercício, então não tem como postar nada, não se pode generalizar.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 02:44

Está querendo dizer que as regras do Fórum são questionáveis? Afinal, és um moderador oficial, e, a meu ver, deveria cumpri-las à risca!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1680
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 02:57

Não distorça o que eu disse. Em momento algum eu disse as regras eram questionáveis, eu disse que nós, moderadores, evitamos cumpri-las à risca o tempo todo pois sabemos das dificuldades e tentamos aliviar a carga propiciando a chance de alguém responder ou mesmo da pessoa posicionar-se sobre suas tentativa e dúvidas.

Se tal votação aberta fosse feita, exatamente da forma como você descreve, a resposta é claro que uma vitória gigantesca a favor de que respondamos sempre vencerá. Ninguém quer ter trabalho de pensar, então torna-se muito fácil vir aqui, postar seu enunciado e aguardar pacientemente até que alguém venha e faça seus exercícios por você.

Não discuto que a pessoa não saiba resolver o exercício, é por isso que ela está aqui. Porém, se ela já tentou fazer algo, então que escreva o que tentou. Se ela não soube começar, escreva "não soube começar." Se nenhum dos dois foi feito, presumimos que quer apenas a resolução e portanto o tópico será jogado na lixeira, pois o fórum não é lugar para resolvermos trabalhos, listas de exercícios ou provas de outras pessoas, mas sim promover um entendimento melhor da matemática.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 04:12

De acordo com a percepção que adquiri ao longo da minha caminhada, no que diz respeito às regras - de um modo geral, vejo algumas contradições em suas escritas, veja:
Marcelo escreveu:..., EVITAMOS cumpri-las à risca O TEMPO TODO (...)

Caro Marcelo,
se com essas (acima) palavras consideras as regras do Fórum inquestionáveis, DEVO REVER MUITOS DOS MEUS CONCEITOS, POIS ESTÃO MUUITO ERRADOS.

Quanto ao meu post (Problema - suco) excluído, espero que não tenha sido por motivos pessoais. Se não fizer o mesmo com os demais tópicos que atendem a tais características:
Marcelo escreveu:... é apenas enunciado sendo que você não informou tentativas nem dúvidas.

Saberei!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1680
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Seg Jul 16, 2012 16:25

Quanto ao Ensino Virtual, em todo momento deixei claro que é ao Brasil que estou me referindo. Eu concordo que os cursos (aulas, vídeos, etc) onlines do MIT, do IMPA, e vários outros, são de excelência e podem ajudar bastante. Porém, no Brasil atual não adianta existir coisas desse tipo, os jovens que sabem interpretar um texto (matemático ou não) são uma minoria. Existe um interesse político de alguns em se manter a ignorância das novas gerações. Pra mim, ensino virtual aqui no Brasil é uma maneira de se lucrar com um produto chamado 'educação'.
Quanto a reunião em sala fechada, sou a favor do que foi citado: pra se ter uma idéia de qual o maior interesse dos usuários do fórum, com respeito as questões discutidas, seria interessante uma votação em aberto. Assim como os cliques obrigatórios que temos que dar sempre que entramos no site, poderia ter uma votação com um simples clique. Não que a oponião dos votos deva ser tomada, mas, com a votação, os organizadores poderiam ter uma noção do que os usuários deste fórum pensam.
Quanto as minhas (e de outros usuários) mensagens que foram excluídas, há tempos atrás, sem aviso prévio, é a velha história de que o poder corrompe (até mesmo num fórum de internet).
Editado pela última vez por nietzsche em Seg Jul 16, 2012 18:38, em um total de 1 vez.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 16, 2012 17:17

nietzsche escreveu:Quanto ao Ensino Virtual, em todo momento deixei claro que é ao Brasil que estou me referindo. Eu concordo que os cursos (aulas, vídeos, etc) onlines do MIT, do IMPA, e vários outros, são de excelência e podem ajudar bastante. Porém, no Brasil atual não adianta existir coisas desse tipo, os jovens que sabem interpretar um texto (matemático ou não) são uma minoria.


Os recursos existem como uma alternativa. E mesmo que seja uma "minoria" que consiga usá-los, já valeu a pena. Essa "minoria" pode contribuir para quebrar um ciclo vicioso.

E aproveitando que você falou do IMPA, eu vou deixar o endereço aqui:

http://video.impa.br/

nietzsche escreveu:Existe um interesse político de alguns em se manter a ignorância das novas gerações. Pra mim, ensino virtual aqui no Brasil é uma maneira de se lucrar com um produto chamado 'educação'.


Você disse bem: "alguns". Mas também existe o interesse de outras pessoas em quebrar essa ignorância. Não é à-toa, por exemplo, que o pessoal do IMPA disponibiliza as suas aulas.

Quanto ao "produto" Educação, isso também ocorre em alguns segmentos. Ninguém nega.

Mas as universidades (e instituições) públicas brasileiras que estão investindo no que você chamou de "Ensino Virtual" não enxergam a educação dessa forma. Elas enxergam o "Ensino Virtual" como mais uma ferramenta para fornecer educação pública, gratuita e de qualidade.

nietzsche escreveu:Quanto as minhas (e de outros usuários) mensagens que foram excluídas, há tempos atrás, sem aviso prévio, é a velha história de que ter alguma espécie o poder corrompe (até mesmo num fórum de internet).


Ou seja, você está querendo implicar que somos "corrompidos", o que é extramente ultrajante e calunioso!

Como eu já avisei anteriormente: mantenha o nível de educação (e respeito) apropriado na discussão.
lcmaquino.org | youtube.com/LCMAquino | facebook.com/Canal.LCMAquino | @lcmaquino | +LCMAquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2651
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor nietzsche » Seg Jul 16, 2012 18:54

Desculpe se pareceu afronta, mas não considero afronta; assim como não considero afronta terem excluído um post que escrevi, tanto é que nunca me queixei.
Os professores das universidades públicas fazem greve e, ao mesmo tempo, surgem cursos de "graduação" virtual. Os professores do ensino médio não ganham nem pro transporte, mas, ao mesmo tempo, surgem propostas de ensino virtual. É complicado analisar a Educação no Brasil por meio das exceções...
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 16, 2012 19:26

nietzsche escreveu:Desculpe se pareceu afronta, mas não considero afronta; assim como não considero afronta terem excluído um post que escrevi, tanto é que nunca me queixei.


Você não considera afronta se fosse insinuado que você é "corrompido"?! Desculpe-me, mas eu considero uma grave afronta!

nietzsche escreveu:Os professores das universidades públicas fazem greve e, ao mesmo tempo, surgem cursos de "graduação" virtual. Os professores do ensino médio não ganham nem pro transporte, mas, ao mesmo tempo, surgem propostas de ensino virtual. É complicado analisar a Educação no Brasil por meio das exceções...


Pelo seu discurso até aqui parece que você tem um certo preconceito em relação a Educação a Distância.

Eu acho que seria interessante você conversar com algum professor envolvido com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).
lcmaquino.org | youtube.com/LCMAquino | facebook.com/Canal.LCMAquino | @lcmaquino | +LCMAquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2651
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Entender as Comunidades de Entre-ajuda

Mensagempor fabiosousa » Ter Jul 17, 2012 15:43

Olá a todos!
De fato, o tópico ficou caloroso, agradeço a intenção inicial.
Um fórum se caracteriza também por tais discussões, são sempre bem-vindas desde que com respeito e educação.

Percebo que estas reflexões sempre estão não só entre os colaboradores, mas entre aqueles interessados em dar uma boa contribuição aos demais.
Sobre alguns conflitos aqui presentes, óbvio que cada participante pode ter sua maneira preferencial de ajudar e deve ser respeitada, mas sempre lembrando o objetivo principal deste espaço.

Saibam que foi uma mera opção inicial adotar estas características desde 2007, pois era justamente o que eu gostaria de encontrar como estudante.

Acredito que todos aqui relacionados possuem boas intenções comuns, assim como toda estrutura disponível sempre teve o melhor dos intuitos, mas o que é melhor para alguns nem sempre será para outros, é natural que não haja este consenso.

Assim com outro exemplo comentado, cito aqui uma mensagem minha:

fabiosousa escreveu:(em Seg Ago 29, 2011 21:02)
Compartilhando novas ideias:

É fato que nosso fórum busca um público diferenciado realmente com interesse em aprender.
Porém, outro fato é que esta prática infelizmente limita o crescimento do nosso ambiente.

Estou pensando na possibilidade de criarmos uma seção alternativa para este outro público alvo.
Algo como "AJUDA MATEMÁTICA - RESOLUÇÕES SEM COMPROMISSO".
Sabemos que há várias pessoas que gostam apenas de responder a dúvida fazendo o exercício, sem explicações ou preocupações didáticas.
Além daqueles outros muitos que buscam também somente as resoluções.
Por este motivo a classificação dividindo o fórum por interesse talvez seja uma boa alternativa.


Na ocasião entre os colaboradores, também não houve um consenso que tal mudança seria eficiente.

Em resposta às sugestões, não estamos estáticos e podemos sim adotar algumas mudanças, mas sejamos pacientes e sensatos ao avaliarmos a eficácia e todas as implicações.

Abraços a todos!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
fabiosousa
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 881
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.