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[Edição de Apostilas] Onde editar figuras para apostilas?

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[Edição de Apostilas] Onde editar figuras para apostilas?

Mensagempor Pitagoras171 » Seg Ago 05, 2019 20:48

Olá a todos,
faço material didático para mim mesmo, tanto de matemática como de outros campos das exatas, facilita meus estudos.
Atualmente uso o Word e quando preciso de imagens, gráficos ou diagramas esquemáticos eu escaneio dos livros ou pego na internet. Porém esse método não está mais dando conta do que escrevo, pois muitas vezes preciso criar gráficos e diagramas "personalizados" que não existem em nenhum local.
Enfim, quais softwares eu posso usar para a criação de gráficos e esquemas (com elementos gráficos simples) que representem satisfatoriamente o que estudamos na matemática e na física?
*Exemplos: um software que me permita-> desenhar com facilidade polígonos para explicar um teorema de geometria ; fazer um desenho esquemático com setas, hachuras simples etc que mostre de forma didática um fenômeno físico ; fazer figuras didáticas o quão complexas eu precisar, igualzinho às presentes nas apostilas das disciplinas nos cursos de graduação ou até mesmo nos livros de cálculo e física.

Muito obrigado!
Pitagoras171
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59