• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

4ª dimensao

Área destinada para assuntos gerais ou considerados off-topic, excluindo quaisquer propagandas comerciais ou anúncios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

4ª dimensao

Mensagempor timoteo » Dom Jan 06, 2013 22:11

ola, estou pensando "geometricamente" como talvez poder interpretar a quarta dimensao. - e possivelmente as demais-

na fisica eles juntam espaço e tempo e a cada ponto do espaço tem um tempo isso é bem geometrico. porem, gostaria de saber como ocorre essa representaçao, fora o ambito algebrico, quer dizer geometricamente ou algo parecido.


desculpem pelo uso do termo geometrico sei que isso no momento é improvavel, inconcebivel. mesmo assim gostaria de conversar com alguem sobre isso!

desde de ja agradeço a ajuda de todos!!!
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando

Re: 4ª dimensao

Mensagempor Jhenrique » Seg Jan 07, 2013 14:30

Eu não consigo conceber a 4ª dimensão... pensa comigo... um ponto (adimensional) separa uma reta (unidimensional) em dois sentidos, uma reta (unidimensional) separa um plano (bidimensional) em dois sentidos, um plano (bidimensional) separa um espaço (tridimensional) em dois sentidos... agora tente imaginar um espaço (tridimensional) separando alguma coisa (quadridimensional) em dois sentidos! Se conseguir, conte-me, por favor! Eu não domino mto bem o conceito de 4ª dimensional, mas pelo o que eu vi no wikipedia, parece-me ser um outro espaço, não me agrada muito se for isso mesmo.

No documentário "A história da matemática" conta sobre um certo matemático que concebeu n dimensões, pesquise que achará algo mais.

Enfim, a maioria dos integrantes deste fórum não estão dispostos a trocar ideias sobre assuntos substanciais, apenas resolver exercícios.
Editado pela última vez por Jhenrique em Ter Jan 08, 2013 03:02, em um total de 1 vez.
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: 4ª dimensao

Mensagempor timoteo » Seg Jan 07, 2013 19:53

Jhenrique escreveu:Eu não consigo conceber a 4ª dimensão
. eu entendo, afinal se alguem entendesse nao teriamos esse problema...
recentemente estava vendo um documentario sobre a origem dos universo da "national geografic" nele falava-se sobre a teoria das cordas e como talvez as demais dimensoes do universo estejam dentro das tres dimensoes mas sao tao pequenas que nao da pra "ver"... um cientista demonstrou um pequeno experimento em que ele enrolva uma folha de papel e dizia, parafraseando: esse cilindro pode ser visto como uma dimensao se olhado de lado mas, se olharmos em seus orificios e colocarmos uma formiga dentro do cilindro ela percebera o mundo em tres dimensoes...
isso é magnifico!

estou no momento imaginar e posteriormente "matematizar geometricamente" tal dimensao.
sei tambem que no estudo de algumas funçoes com imagem em quarto grau temos uma representaçao por cores, vi no wikipedia em um dos topicos da funçao zeta de Riemann... no momento é tudo que consigo lembrar!!

obrigado vc me ajudou um pouco mais...!!!
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando

Re: 4ª dimensao

Mensagempor Jhenrique » Ter Jan 08, 2013 03:01

Na minha opinião, um espaço dentro de outro espaço não pode ser a quarta dimensão... é mesma coisa que dizer que um plano dentro de outro plano é a terceira dimensão!

Cesar Lattes era muito puto com cientistias teóricos, como Einstein e Halking, pq ele dizia que a física é uma ciência que estuda fenômenos físicos no mundo real e não fenômenos teóricos no mundo imaginário.
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: 4ª dimensao

Mensagempor timoteo » Sex Jan 11, 2013 17:45

henrique, vi que vc se enterecou sobre o assunto e gostaria de compartilhar uma sequencia de videos que encontrei no you tube que por sua vez tem origem no site: http://www.dimensions-math.org/Dim_PT.htm. bem, a URL para ver os videos seguem: http://www.youtube.com/watch?v=Bm9ezppg ... 1787C1E90F

espero que sua visao melhore...
timoteo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 07:07
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: bacharel matemática
Andamento: cursando


Voltar para Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: [calculo] derivada
Autor: beel - Seg Out 24, 2011 16:59

Para derivar a função

(16-2x)(21-x).x

como é melhor fazer?
derivar primeiro sei la, ((16-2x)(21-x))' achar o resultado (y)
e depois achar (y.x)' ?


Assunto: [calculo] derivada
Autor: MarceloFantini - Seg Out 24, 2011 17:15

Você poderia fazer a distributiva e derivar como um polinômio comum.


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:26

Funciona da mesma forma que derivada de x.y.z, ou seja, x'.y.z+x.y'.z+x.y.z' substitui cada expressão pelas variáveis e x',y' e z' é derivada de cada um


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:31

derivada de (16-2x)=-2
derivada de (21-x)=-1
derivada de x=1
derivada de (16-2x)(21-x)x=-2.(21-x)x+(-1).(16-2x)x +1.(16-2x)(21-x)