• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Diferentes Metodos de ensino

Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Diferentes Metodos de ensino

Mensagempor joaofonseca » Qui Fev 23, 2012 22:41

Ao ler repedidamente alguns tópicos, colocados supostamente por alunos do ensino superior(Engenharias ou Economia) e acreditando na informação dos perfis,fico estranhamente admirado pelas questão tão básicas, ao nível do ensino médio.

Falo assim porque em Portugal (onde as coisas não são perfeitas) os alunos têm que fazer um exame especifico da disciplina exigida pelo curso superior e pelo estabelecimento de ensino.De referir que a esmagadora maioria dos estabelecimentos de ensino superior em Portugal são estatais. A entrada na universidade é feita por concurso, pois o nº de vagas em cada curso não chega para todos os candidatos.

Por isso estar entre os primeiros exige ter a melhor nota possivel no exame de ingresso. O reverso de não estar entre os primeiros é não entrar na universidade ou entrar num curso que não se desejava.No concurso pode-se escolher até 6 opções. Para dar dois exemplos, um aluno colocou como primeira opção Engenharia Aeroespacial, não entrou, mas foi colocado em Engenharia Biomédica.Ou o aluno que não entrou em Medicina, mas foi para Farmácia.

Como são as coisas no Brasil?
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Diferentes Metodos de ensino

Mensagempor MarceloFantini » Sex Fev 24, 2012 12:58

Não acredite nas informações do perfil sempre. No Brasil os vestibulares não exigem conhecimentos específicos mas sim gerais, o que gera (na minha opinião) absurdos como gente entrando em matemática e não sabendo o básico como funções, trigonometria, etc.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Diferentes Metodos de ensino

Mensagempor LuizAquino » Sex Fev 24, 2012 19:33

joaofonseca escreveu:Ao ler repedidamente alguns tópicos, colocados supostamente por alunos do ensino superior (Engenharias ou Economia) e acreditando na informação dos perfis,fico estranhamente admirado pelas questão tão básicas, ao nível do ensino médio.


Considerando o seu histórico aqui no fórum, eu presumo que você esteja se referindo as questões de Cálculo Diferencial e Integral.

No ensino médio brasileiro, não faz parte dos conteúdos oficiais os conceitos básicos de Cálculo Diferencial e Integral. Apenas poucas escolas do país ensinam esses conceitos. Eles não são cobrados na maioria esmagadora das provas de vestibular. Lembrando que o vestibular no Brasil é uma espécie de concurso, no qual a aprovação determina o ingresso em uma instituição de ensino superior.

Dessa forma, as questões básicas de Cálculo Diferencial e Integral que são abordadas no ensino médio português, apenas começam a serem abordadas nos primeiros semestres dos cursos superiores no Brasil.

O curioso é que em duas épocas, em 1891 e 1961, os conteúdos básicos de Cálculo Diferencial e Integral faziam parte do currículo oficial de Matemática do ensino médio brasileiro. Mas após 1970, eles foram removidos.

joaofonseca escreveu:Falo assim porque em Portugal (onde as coisas não são perfeitas) os alunos têm que fazer um exame especifico da disciplina exigida pelo curso superior e pelo estabelecimento de ensino. De referir que a esmagadora maioria dos estabelecimentos de ensino superior em Portugal são estatais. A entrada na universidade é feita por concurso, pois o nº de vagas em cada curso não chega para todos os candidatos.


O mesmo acontece no Brasil. Como disse anteriormente, há um vestibular para selecionar quem entrará no ensino superior. Aqui também há muitas instituições públicas de ensino superior. Elas são as mais concorridas. Além disso, o número de vagas não é o suficiente.

joaofonseca escreveu:Por isso estar entre os primeiros exige ter a melhor nota possivel no exame de ingresso. O reverso de não estar entre os primeiros é não entrar na universidade ou entrar num curso que não se desejava. No concurso pode-se escolher até 6 opções. Para dar dois exemplos, um aluno colocou como primeira opção Engenharia Aeroespacial, não entrou, mas foi colocado em Engenharia Biomédica. Ou o aluno que não entrou em Medicina, mas foi para Farmácia.


Aqui também acontece tudo isso, exceto a parte das 6 opções.

A maioria das instituições de ensino superior do Brasil usam a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte do seu processo de seleção. A responsabilidade pela organização do ENEM é do governo federal. Já a outra parte do processo seletivo, consiste de um outro conjunto de provas organizadas pela própria instituição (sendo que elas são livres para contratar uma empresa que elabore as provas com base nos requisitos que elas definem).

Existem também algumas instituições que usam apenas as notas do ENEM como processo de seleção.

Há ainda o SiSU (Sistema de Seleção Unificado), no qual você escolhe até 2 opções de curso. A sua nota do ENEM será utilizado pelo SiSU para determinar a sua aprovação. Assim como acontece em Portugal, nesse sistema um aluno pode escolher como primeira opção Medicina, mas só obter pontos para ser aprovado em Farmácia, por exemplo.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Diferentes Metodos de ensino

Mensagempor fraol » Sex Fev 24, 2012 21:27

Além do que já foi dito, gostaria de complementar salientando que, devido às dimensões continentais e à grande população e sua diversidade, o governo brasileiro optou, num primeiro momento por universalizar o ensino básico. Isso tem deixado a qualidade do ensino em segundo plano até agora.

Pelos mesmos motivos, embora não tenhamos um currículo bem definido, há uma parametrização curricular que, no intuito de abranger a grande maioria dos estudantes acaba, como disse LuizAquino referindo-se ao cálculo, por eliminar alguns itens do programa do ensino básico, além de apenas tocar superficialmente em outros.

Como exemplo dessa involução temos os livros didáticos. Seus conteúdos, abrangentes e aprofundados outrora, estão cada vez mais reduzidos e superficiais atualmente.
fraol
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 392
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 20:08
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado


Voltar para Educação Matemática

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.