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Qual o plano de estudos?

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Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qui Dez 29, 2011 09:43

Já há alguns meses que recomecei o auto-estudo da Matematica com o intuitu de me praparar para o exame final do ensino secundario.
Comecei pelas funções.Primeiro foram as funções lineares, depois as função polinomiais.Aprendi as várias técnicas de fatorização algébrica.
Depois estudei as funções racionais e irracionais.Aqui aprofundei o conhecimento de como definir o dominio de uma função em R, tendo em conta as restrições.Também estudei as transformações a que uma função pode estar sujeita e comecei a estudar limites e assintotas. Estudei o conceito de função par/impar.
Mais tarde estudei as funções logaritmicas e exponenciais e introduzi o conceito de função inversa.Aprendi a resolver equações logaritmicas e exponenciais.Estudei os limites notaveis e comecei a estudar as derivadas (1ª e 2ª).
Aprendi a calcular uma derivada utilizando as regras de diferenciação, ou através do calculo do declive da reta tangente no ponto.
Finalizei com as funções trigonometricas.Para tal tive de fazer uma introdução a trigonometria, circulo trigonometrico e triangulos notaveis.Também aprendi a interpretar as transformações que uma função trigonométrica pode sofrer.
Aprendi os limites notaveis, a resolver equações trigonometricas e a utilizar as principais identidades trigonometricas.

Agora segue-se números complexos e probabilidades/combinatorias.A minha dúvida é saber qual é o plano de estudos mais eficaz. Começar pelos numeros complexos ou pelas probabilidades e combinatorias?
Tenho muito tempo para estudar e o exame será daqui a 6 meses. Pelo meio vou ter de estudar um pouco estatística e geometria no espaço/plano.

Qual será o melhor plano? Deverei começar o novo ano com numeros complexos, probabilidades ou os dois ao mesmo tempo?
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor MarceloFantini » Qui Dez 29, 2011 12:40

Os assuntos são independentes, então a ordem é puramente por gosto. Eu faria probabilidade e combinatória primeiro para aproveitar o tempo e não estudar com pressão, são assuntos que considero mais difíceis do que complexos (no geral).
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qua Fev 08, 2012 21:45

Segui a sugestão e comecei pelas probabilidades e combinatórias.Comecei no inicio do ano, foi um mês dedicado a este assunto.
Estudei o calculo combinatorio, com problemas de contagem simples mas também problemas mais complicados ao nível do ensino médio/secundário.
Depois fui para a definição de probabilidades: clássica, frequêncista e axiomática. Esta última envolvendo a demonstração de teoremas utilizando os axiomas. Ainda estudei a regra da multiplicação e adição, que me levou à probabilidade condicionada.
Depois apareceu o triângulo de Pascal e o binomio de Newton.Foi então que comecei com as distribuições de probabilidades.Primeiro de uma forma genérica, depois com a distribuição binomial e a distribuição normal. Com a distribuição binomial compreendi o raciocino por de trás do desenvolvimento de um binomio.

Agora é praticar, fazer muitos exercicios e váriados.

Entretanto já comecei com os números complexos.Em uma semana, julgo que aprendi a parte teórica do programa.
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.