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Qual o plano de estudos?

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Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qui Dez 29, 2011 09:43

Já há alguns meses que recomecei o auto-estudo da Matematica com o intuitu de me praparar para o exame final do ensino secundario.
Comecei pelas funções.Primeiro foram as funções lineares, depois as função polinomiais.Aprendi as várias técnicas de fatorização algébrica.
Depois estudei as funções racionais e irracionais.Aqui aprofundei o conhecimento de como definir o dominio de uma função em R, tendo em conta as restrições.Também estudei as transformações a que uma função pode estar sujeita e comecei a estudar limites e assintotas. Estudei o conceito de função par/impar.
Mais tarde estudei as funções logaritmicas e exponenciais e introduzi o conceito de função inversa.Aprendi a resolver equações logaritmicas e exponenciais.Estudei os limites notaveis e comecei a estudar as derivadas (1ª e 2ª).
Aprendi a calcular uma derivada utilizando as regras de diferenciação, ou através do calculo do declive da reta tangente no ponto.
Finalizei com as funções trigonometricas.Para tal tive de fazer uma introdução a trigonometria, circulo trigonometrico e triangulos notaveis.Também aprendi a interpretar as transformações que uma função trigonométrica pode sofrer.
Aprendi os limites notaveis, a resolver equações trigonometricas e a utilizar as principais identidades trigonometricas.

Agora segue-se números complexos e probabilidades/combinatorias.A minha dúvida é saber qual é o plano de estudos mais eficaz. Começar pelos numeros complexos ou pelas probabilidades e combinatorias?
Tenho muito tempo para estudar e o exame será daqui a 6 meses. Pelo meio vou ter de estudar um pouco estatística e geometria no espaço/plano.

Qual será o melhor plano? Deverei começar o novo ano com numeros complexos, probabilidades ou os dois ao mesmo tempo?
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor MarceloFantini » Qui Dez 29, 2011 12:40

Os assuntos são independentes, então a ordem é puramente por gosto. Eu faria probabilidade e combinatória primeiro para aproveitar o tempo e não estudar com pressão, são assuntos que considero mais difíceis do que complexos (no geral).
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qua Fev 08, 2012 21:45

Segui a sugestão e comecei pelas probabilidades e combinatórias.Comecei no inicio do ano, foi um mês dedicado a este assunto.
Estudei o calculo combinatorio, com problemas de contagem simples mas também problemas mais complicados ao nível do ensino médio/secundário.
Depois fui para a definição de probabilidades: clássica, frequêncista e axiomática. Esta última envolvendo a demonstração de teoremas utilizando os axiomas. Ainda estudei a regra da multiplicação e adição, que me levou à probabilidade condicionada.
Depois apareceu o triângulo de Pascal e o binomio de Newton.Foi então que comecei com as distribuições de probabilidades.Primeiro de uma forma genérica, depois com a distribuição binomial e a distribuição normal. Com a distribuição binomial compreendi o raciocino por de trás do desenvolvimento de um binomio.

Agora é praticar, fazer muitos exercicios e váriados.

Entretanto já comecei com os números complexos.Em uma semana, julgo que aprendi a parte teórica do programa.
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59