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Qual o plano de estudos?

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Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qui Dez 29, 2011 09:43

Já há alguns meses que recomecei o auto-estudo da Matematica com o intuitu de me praparar para o exame final do ensino secundario.
Comecei pelas funções.Primeiro foram as funções lineares, depois as função polinomiais.Aprendi as várias técnicas de fatorização algébrica.
Depois estudei as funções racionais e irracionais.Aqui aprofundei o conhecimento de como definir o dominio de uma função em R, tendo em conta as restrições.Também estudei as transformações a que uma função pode estar sujeita e comecei a estudar limites e assintotas. Estudei o conceito de função par/impar.
Mais tarde estudei as funções logaritmicas e exponenciais e introduzi o conceito de função inversa.Aprendi a resolver equações logaritmicas e exponenciais.Estudei os limites notaveis e comecei a estudar as derivadas (1ª e 2ª).
Aprendi a calcular uma derivada utilizando as regras de diferenciação, ou através do calculo do declive da reta tangente no ponto.
Finalizei com as funções trigonometricas.Para tal tive de fazer uma introdução a trigonometria, circulo trigonometrico e triangulos notaveis.Também aprendi a interpretar as transformações que uma função trigonométrica pode sofrer.
Aprendi os limites notaveis, a resolver equações trigonometricas e a utilizar as principais identidades trigonometricas.

Agora segue-se números complexos e probabilidades/combinatorias.A minha dúvida é saber qual é o plano de estudos mais eficaz. Começar pelos numeros complexos ou pelas probabilidades e combinatorias?
Tenho muito tempo para estudar e o exame será daqui a 6 meses. Pelo meio vou ter de estudar um pouco estatística e geometria no espaço/plano.

Qual será o melhor plano? Deverei começar o novo ano com numeros complexos, probabilidades ou os dois ao mesmo tempo?
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor MarceloFantini » Qui Dez 29, 2011 12:40

Os assuntos são independentes, então a ordem é puramente por gosto. Eu faria probabilidade e combinatória primeiro para aproveitar o tempo e não estudar com pressão, são assuntos que considero mais difíceis do que complexos (no geral).
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Qual o plano de estudos?

Mensagempor joaofonseca » Qua Fev 08, 2012 21:45

Segui a sugestão e comecei pelas probabilidades e combinatórias.Comecei no inicio do ano, foi um mês dedicado a este assunto.
Estudei o calculo combinatorio, com problemas de contagem simples mas também problemas mais complicados ao nível do ensino médio/secundário.
Depois fui para a definição de probabilidades: clássica, frequêncista e axiomática. Esta última envolvendo a demonstração de teoremas utilizando os axiomas. Ainda estudei a regra da multiplicação e adição, que me levou à probabilidade condicionada.
Depois apareceu o triângulo de Pascal e o binomio de Newton.Foi então que comecei com as distribuições de probabilidades.Primeiro de uma forma genérica, depois com a distribuição binomial e a distribuição normal. Com a distribuição binomial compreendi o raciocino por de trás do desenvolvimento de um binomio.

Agora é praticar, fazer muitos exercicios e váriados.

Entretanto já comecei com os números complexos.Em uma semana, julgo que aprendi a parte teórica do programa.
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.