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Preparação para a OBM

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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

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    Bons estudos!

Preparação para a OBM

Mensagempor mrmmo » Qua Jun 02, 2010 22:30

Oi pessoal.

Eu sou aluno do Ensino Médio (curso o 1º ano) e mudei este ano para uma escola de maior porte. E pela 1ª vez vou participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A prova da 1ª fase será sábado, 12/06.

Baixei a prova do ano passado e tive certa dificuldade ao tentar resolver algumas questões. É necessário desenvolver raciocínios diferentes, e é sobre isso que queria discutir. Eu penso de forma padrão. Não estou acostumado com questões que exigem maior raciocínio...

Considero-me preparado em relação aos conteúdos (procedimentos), exceto por geometria, que não sinto muita segurança. No mais, queria discutir com vocês sobre alguns raciocínios da OBM. Se possível, gostaria que algumas questões fossem resolvidas de forma explicada, para que eu tenha uma noção mais aprofundada do que é necessário.

A propósito, parabéns pelo fórum e pelo trabalho desenvolvido. Sou administrador de um fórum e sei como é duro manter!

[]s, mrmmo
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor Douglasm » Qua Jun 02, 2010 22:44

Olá mrmmo. Seja bem vindo ao fórum. Qualquer dúvida que tiver poste aqui pois estou certo de que não só eu, mas como muitos outros lhe ajudarão. Tal raciocínio ao qual você se refere costuma aparecer com o tempo, mas claro, desde que você pratique aumentando progressivamente seu nível. Como você ainda está no 1º ano, terá muitas oportunidades para desenvovê-lo. Se você gosta mesmo de matemática, (creio eu que seja assim, por conta da sua participação da OBM) não se contente apenas com o que te dão na escola, procure estudar mais por conta própria, procure alguns livros que aprofundem mais os assuntos (os livros usados nas escolas normalmente são muito "enxugados"). Um exemplo ótimo seriam os livros de geometria do Morgado, que são excelentes (mas que vão lhe ensinar mais do que você aprenderá durante todo seu ensino médio). Enfim, boa sorte!
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor mrmmo » Qui Jun 03, 2010 12:45

Bem, tentei resolver a primeira página (questões 1 a 6) da prova da primeira fase (nível 3 - ensino médio). Senti certa dificuldade nas 5 primeiras. É bem diferente do que estou acostumado, então queria se saber que vocês poderiam demonstrar como resolvê-las e o raciocínio utilizado. A imagem está abaixo...
Imagem

E eu tô perdido na questão 4, minha geometria é precária pelo visto (e pelo visto boa parte é geometria...)

Moderação: No momento da criação deste tópico, outros dois idênticos foram criados. Solicito que o assunto seja discutido neste e que os outros dois sejam removidos (um possui uma mensagem, que gostaria que fosse movida pra cá).
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor Douglasm » Qui Jun 03, 2010 14:26

Olá mrmmo. Vamos lá:

2) Podemos modificar a expressão 15m = 20n, veja só:

\frac{m}{20} = \frac{n}{15}

Multiplicando a expressÃão por 5:

\frac{m}{4} = \frac{n}{3}

Olhando para esta expressão e sabendo que m e n são ambos inteiros positivos, podemos afirmar que m deve ser múltiplo de 4 e n deve ser múltiplo de 3, logo:

n = 3k , k = 1,2,3,... e m = 4k' , k' = 1,2,3,...

Portanto:

mn = (3.4)k'' = 12k'' , k'' = 1,2,3,...

Resposta: Letra C - mn é múltiplo de 12

3) Para resolver essa, o processo é o seguinte:

1º- Determinar as raízes da equação:

x^2 = x + 3 \; \therefore \; x^2 - x - 3 = 0 \; \therefore

x = \frac{1}{2} + \frac{\sqrt{13}}{2}\; ; \;x = \frac{1}{2} - \frac{\sqrt{13}}{2}

2º - Elevar uma dessas raízes ao cubo:

\left(\frac{1}{2} + \frac{\sqrt{13}}{2}\right)^3 = \frac{1}{8} + \frac{3\sqrt{13}}{8} + \frac{39}{8} + \frac{13\sqrt{13}}{8} \; \therefore

\left(\frac{1}{2} + \frac{\sqrt{13}}{2}\right)^3 = \frac{40}{8} + \frac{16\sqrt{13}}{8} = 5 + 2\sqrt{13}

3º - Comparar esse resultado com a raiz original:

x = \frac{1}{2} + \frac{\sqrt{13}}{2}

x^3 = 5 + 2\sqrt{13} = 2 + 2\sqrt{13} + 3 = 4\left(\frac{1}{2} + \frac{\sqrt{13}}{2}\right) + 3 = 4x +3

Resposta: Letra D - x^3 = 4x + 3

4) Aqui eu fiz um desenho ilustrando somente as partes que interessam do quadrado. Os ângulos pretos são ângulos evidentes (25º foi dado como a rotação de um quadrado e 45º é o ângulo formado pela diagonal); os ângulos azuis são os ângulos deduzidos (lembrando que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º); o ângulo vermelho é a resposta:

quadrado giratório.jpg


Resposta: Letra D - 65º

5) Neste eu simplesmente fiz por tentativa. Somando todos temos 152, agora é só subtrairmos um por um e ver se o resultado é divisível pelo número subtraído. Por esse processo encontramos:

152 - 38 = 114 = 38 x 3

Resposta: Letra D - 38

6) Esta é uma simples questão de lógica.

Resposta: Letra E - Nenhuma das afirmações acima é certamente verdadeira.

Espero ter te ajudado. Sobre a geometria, o negócio é praticar.

Até a próxima.

OBS: Você disse ter dificuldade nas 5 primeiras, mas a questão 1 não aparece na figura.
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor mrmmo » Qui Jun 03, 2010 15:42

Valeu cara!
A primeira não está por que eu resolvi sem maiores dificuldades, foi erro de digitação mesmo.
Eu já havia resolvido a 5ª e 6ª questões. A 2ª também, mas estava em dúvida sobre o procedimento.
A 3ª não. Fiz uma infinidade de cálculos e caí em equações sem saída. Realmente ter o raciocínio certo é imprescindível, até mesmo pelo tempo.
A 4ª estava totalmente perdido, obrigado por esclarecer alguns pontos. ;)

Vou refazer os exercícios e partirei para a próxima página. Até a noite já terei postado!

Abraços.
mrmmo
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor mrmmo » Qui Jun 03, 2010 18:39

Olá,

Tentei resolver a 2ª página (questões 7 a 12).

Imagem

A 7ª resolvi sem problemas. A 8ª (figura acima) não. Até tentei utilizar relações de polígonos regulares (criei outro triângulo oposto ao KLM, formando um quadrado):
d = l\sqrt[2]{2}

Mas chego à hipotenusa de valor KM = 4\sqrt[2]{2}
E lados LM = KL = 4

O lado não pode ser 4, uma vez que o do quadrado já o é e ambos não são iguais.

As demais:

Imagem

10) Eu dividi 360° pela quantidade de minutos que possui uma volta completa, chegando à conclusão que cada minuto move o ponteiro correspondente em 6°. Dividindo 145° por 6°, são cerca de 24 minutos, que me fez marcar a letra D. Porém, ao ver o gabarito, a correta é a E. Atribuí ao fato de o ponteiro das horas também se movimentar, mas não sei como chegar ao valor e à fração de tempo em que ela se movimenta. Você sabe?

11) Fiz por tentativa, comparando o número de divisores de dois números ímpares não-primos (9 e 15). É um pouco lógico, já que números pares possuem mais divisores e o dobro de um ímpar sempre é par. No entanto, queria saber se há modo mais prático de fazer.

12) Não sei como proceder em questões desse tipo. *-)

Abraços, obrigado.
mrmmo
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor Douglasm » Qui Jun 03, 2010 20:27

Vamos lá.

8) Aqui o mais interessante é tentar determinar os valores de DK e CM pois eles vão nos dar as bases do trapézio CDMK. Eu fiz uma figura que creio demonstrar o raciocínio usado de modo satisfatório. Nela, ângulos iguais tem cores iguais (lembrando que os ângulos "azul" e "verde" são complementares, ou seja, somados resultam em 90º).

obm1.jpg


Vendo que as bases são x e y e que x+y = 4 (lado do quadrado), calculamos a área:

A = B_m h = \frac{x+y}{2}.4 = 2.4 = 8\;u.a.

Resposta: Letra B

10) Aqui seu erro foi calcular apenas o movimento do ponteiro dos minutos, sem considerar o ponteiro das horas. Você já notou que o ponteiro dos minutos se move 6º/min, mas veja também que o ponteiro das horas se move 0,5º/min (360º/12h = 360º/720min). Deste modo, o afastamento relativo entre eles é de 5,5º/ min. Agora sim podemos calcular o tempo que levará para que o ângulo entre eles seja de 145º:

t = \frac{145}{5,5} \approx 26,4\; min

Resposta: Letra E

11) Aqui não creio haver jeito mais prático. A resposta se chega por deduções simples, testando alguns números você já chega a conclusão de que n é um número ímpar.

Resposta: Letra C

12) Esse é um problema de análise combinatória, pode ser resolvido só usando um pouco de lógica:

Primeiramente contemos o número de modos de escolher os dois livros que estarão nos seus lugares originais: Pode-se escolher qualquer um dos 5, depois qualquer um dos 4, resultando em 5.4 = 20 possibilidades de escolha. Mas como a ordem em que se escolhem esses livros não é importante (só interessa escolher 2 dentre os 5) devemos dividir essa quantia por 2, para descontar as vezes que contamos pares iguais, resultando em 20/2 = 10 pares de livros possíveis.

Agora só temos que contar de quantos modos podemos organizar os livros restantes: Como estes não podem voltar aos seus lugares de origem, o primeiro livro a ser posto na estante pode ocupar 2 lugares, os outros dois ficam então com seus lugares definidos.

Sendo assim, o número de modos de realizar esta tarefa é de: 2.10 = 20 modos

Resposta: Letra A

Seria interessante que você, ao postar mais questões, incluísse também as respostas. Até a próxima.
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Re: Preparação para a OBM

Mensagempor mrmmo » Qua Jun 09, 2010 12:22

Olá,

Desculpe a demora em responder, é que não posso deixar as outras matérias de lado...
Vou disponibilizar a prova completa, já a acabei.
As que queria que alguém resolvesse (e suas respostas, como pedido):

15 (c), 16 (c), 20 (e), 22 (a) e 25 (c).

Prova:
.doc - http://www.obm.org.br/export/sites/defa ... ivel_3.doc
.pdf - http://www.obm.org.br/export/sites/defa ... ivel_3.pdf

Abraços e obrigado mais uma vez.
mrmmo
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.