Página 1 de 1

Como construir gráficos com qualidade

MensagemEnviado: Seg Mar 11, 2013 14:51
por Douglas16
Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas. :guy_hug: :girl_hug:

Re: Como construir gráficos com qualidade

MensagemEnviado: Seg Mar 11, 2013 18:43
por marinalcd
Douglas16 escreveu:Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas. :guy_hug: :girl_hug:


Bom, para escrever na linguagem matemática normalmente é usado o LATEX e para fazer essas construções, geralmente são usados programas específico. Os mais comuns e que são gratuitos são o geogebra e o winplot.

No geogebra você faz tudo o que imaginar.
No winplot você trabalha com todos os tipos de curvas, no plano , no espaço, etc......

É legal você ter esses programas, pois te ajuda na hora de estudar, Às vezes você não está conseguindo visualizar, imaginar o que está acontecendo e com esses programas fica muito mais fácil.

Espero ter ajudado!!

Re: Como construir gráficos com qualidade

MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2013 11:17
por Douglas16
Valeu! Mas o geogebra eu tenho só não sei como usar todas as funcionalidades dele. Também tenho o Qtikz para desenho e o LyX, um tanto de conhecimento sobre LaTeX, mas fico pensando se deve existir um modo mais rápido de construir livros didáticos com tantas imagens e diagramações sosfisticadas, não conheço ninguém que trabalhe como editor desse ramo.

Re: Como construir gráficos com qualidade

MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2013 16:58
por marinalcd
No início é meio complicado e muitas vezes nos embolamos para escrever ou construir algo, mas com o passar do tempo, você acaba pegando o jeito e consegue fazer essas coisas num instante. Posso falar isso por experiência própria, quando comecei a mexer com isso, demorava horas, pois sempre me confundia ou não sabia como fazer algo e, até pesquisar, levava um bom tempo. Depois de um tempo comecei a mexer nesses programas mesmo não tendo nada para estudar, entrava para aperfeiçoar e, agora consigo fazer as coisas num piscar de olhos. Claro que ainda não sei tudo, mas com o tempo a gente aprende. Você vai ver!

E com os editores e autores desses livros acontece o mesmo, eles já estão tão acostumados e mexem sempre com isso que, conseguem escrever e construir em questões de minutos.
A prática de sempre fazer o mesmo, acaba nos levando à agilidade.
Pois já conhecemos os caminhos e atalhos.

Re: Como construir gráficos com qualidade

MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2013 17:06
por Douglas16
Valeu!