• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Como construir gráficos com qualidade

Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Como construir gráficos com qualidade

Mensagempor Douglas16 » Seg Mar 11, 2013 14:51

Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas. :guy_hug: :girl_hug:
Douglas16
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Fev 11, 2013 19:15
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Como construir gráficos com qualidade

Mensagempor marinalcd » Seg Mar 11, 2013 18:43

Douglas16 escreveu:Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas. :guy_hug: :girl_hug:


Bom, para escrever na linguagem matemática normalmente é usado o LATEX e para fazer essas construções, geralmente são usados programas específico. Os mais comuns e que são gratuitos são o geogebra e o winplot.

No geogebra você faz tudo o que imaginar.
No winplot você trabalha com todos os tipos de curvas, no plano , no espaço, etc......

É legal você ter esses programas, pois te ajuda na hora de estudar, Às vezes você não está conseguindo visualizar, imaginar o que está acontecendo e com esses programas fica muito mais fácil.

Espero ter ajudado!!
marinalcd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Abr 27, 2012 21:25
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia
Andamento: cursando

Re: Como construir gráficos com qualidade

Mensagempor Douglas16 » Ter Mar 12, 2013 11:17

Valeu! Mas o geogebra eu tenho só não sei como usar todas as funcionalidades dele. Também tenho o Qtikz para desenho e o LyX, um tanto de conhecimento sobre LaTeX, mas fico pensando se deve existir um modo mais rápido de construir livros didáticos com tantas imagens e diagramações sosfisticadas, não conheço ninguém que trabalhe como editor desse ramo.
Douglas16
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Fev 11, 2013 19:15
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Como construir gráficos com qualidade

Mensagempor marinalcd » Ter Mar 12, 2013 16:58

No início é meio complicado e muitas vezes nos embolamos para escrever ou construir algo, mas com o passar do tempo, você acaba pegando o jeito e consegue fazer essas coisas num instante. Posso falar isso por experiência própria, quando comecei a mexer com isso, demorava horas, pois sempre me confundia ou não sabia como fazer algo e, até pesquisar, levava um bom tempo. Depois de um tempo comecei a mexer nesses programas mesmo não tendo nada para estudar, entrava para aperfeiçoar e, agora consigo fazer as coisas num piscar de olhos. Claro que ainda não sei tudo, mas com o tempo a gente aprende. Você vai ver!

E com os editores e autores desses livros acontece o mesmo, eles já estão tão acostumados e mexem sempre com isso que, conseguem escrever e construir em questões de minutos.
A prática de sempre fazer o mesmo, acaba nos levando à agilidade.
Pois já conhecemos os caminhos e atalhos.
marinalcd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Abr 27, 2012 21:25
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia
Andamento: cursando

Re: Como construir gráficos com qualidade

Mensagempor Douglas16 » Ter Mar 12, 2013 17:06

Valeu!
Douglas16
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Fev 11, 2013 19:15
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Educação Matemática

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?