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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
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Bons estudos!
por Douglas16 » Seg Mar 11, 2013 14:51
Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas.
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Douglas16
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por marinalcd » Seg Mar 11, 2013 18:43
Douglas16 escreveu:Eu gostaria de saber como os autores e/ou editores de livros e materiais de matemática em geral fazem a construção gráfica de diagramas, imagens especiais, símbolos, desenhos, com tanta sofisticação.
Eles usam softwares especiais para isso, se for, quais são?
Agradeço pelas informações enviadas.
Bom, para escrever na linguagem matemática normalmente é usado o LATEX e para fazer essas construções, geralmente são usados programas específico. Os mais comuns e que são gratuitos são o geogebra e o winplot.
No geogebra você faz tudo o que imaginar.
No winplot você trabalha com todos os tipos de curvas, no plano , no espaço, etc......
É legal você ter esses programas, pois te ajuda na hora de estudar, Às vezes você não está conseguindo visualizar, imaginar o que está acontecendo e com esses programas fica muito mais fácil.
Espero ter ajudado!!
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marinalcd
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por Douglas16 » Ter Mar 12, 2013 11:17
Valeu! Mas o geogebra eu tenho só não sei como usar todas as funcionalidades dele. Também tenho o Qtikz para desenho e o LyX, um tanto de conhecimento sobre LaTeX, mas fico pensando se deve existir um modo mais rápido de construir livros didáticos com tantas imagens e diagramações sosfisticadas, não conheço ninguém que trabalhe como editor desse ramo.
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Douglas16
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por marinalcd » Ter Mar 12, 2013 16:58
No início é meio complicado e muitas vezes nos embolamos para escrever ou construir algo, mas com o passar do tempo, você acaba pegando o jeito e consegue fazer essas coisas num instante. Posso falar isso por experiência própria, quando comecei a mexer com isso, demorava horas, pois sempre me confundia ou não sabia como fazer algo e, até pesquisar, levava um bom tempo. Depois de um tempo comecei a mexer nesses programas mesmo não tendo nada para estudar, entrava para aperfeiçoar e, agora consigo fazer as coisas num piscar de olhos. Claro que ainda não sei tudo, mas com o tempo a gente aprende. Você vai ver!
E com os editores e autores desses livros acontece o mesmo, eles já estão tão acostumados e mexem sempre com isso que, conseguem escrever e construir em questões de minutos.
A prática de sempre fazer o mesmo, acaba nos levando à agilidade.
Pois já conhecemos os caminhos e atalhos.
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por Douglas16 » Ter Mar 12, 2013 17:06
Valeu!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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