• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estimaiva

[Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estimaiva

Mensagempor kaian » Sáb Jan 21, 2012 21:48

Sou novo no fórum então antes de mais nada peço desculpas se este não é o local adequado para o post. Mas enfim, minha dúvida é a seguinte:

Preciso calcular em quanto tempo um bem (um carro por exemplo) irá perder seu valor, a idéia é sistematizar, através de uma planilha do excel. O calculo será feito tendo por base o valor do carro, óbvio, variáveis como desvalorização (anual), carro novo ou usado, valores gasto com manutenção até o momento...
Eu gostaria de periodicamente, executar este calculo para saber se "compensa" eu ter esse carro ou se devo troca-lo. E o mais difícil pra mim que seria calcular quando eu deveria trocá-lo levando em consideração meu o baseline, ou seja, meus gastos.

Obs.: Talvez não tenha conseguido ser claro o suficiente com a pergunta, mas peço que me auxiliem.

Grato.
kaian
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 21:32
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistemas de Informação
Andamento: cursando

Re: [Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estim

Mensagempor kaian » Sáb Jan 21, 2012 21:48

kaian escreveu:Sou novo no fórum então antes de mais nada peço desculpas se este não é o local adequado para o post. Mas enfim, minha dúvida é a seguinte:

Preciso calcular em quanto tempo um bem (um carro por exemplo) irá perder seu valor, a idéia é sistematizar, através de uma planilha do excel. O calculo será feito tendo por base o valor do carro, óbvio, variáveis como desvalorização (anual), carro novo ou usado, valores gasto com manutenção até o momento...
Eu gostaria de periodicamente, executar este calculo para saber se "compensa" eu ter esse carro ou se devo troca-lo. E o mais difícil pra mim que seria calcular quando eu deveria trocá-lo levando em consideração meu o baseline, ou seja, meus gastos.

Obs.: Talvez não tenha conseguido ser claro o suficiente com a pergunta, mas peço que me auxiliem.

Grato.
kaian
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 21:32
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistemas de Informação
Andamento: cursando

Re: [Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estim

Mensagempor Neperiano » Seg Jan 23, 2012 19:16

Ola

Conheço uma forma simples de fazer isso, não sei se é a mais correta.

Descubra quanto é a depreciação de veiculos, vamos supor que 5% ao ano, então

Valor do Carro: 50 000
1 ano de uso (50 000 - 5% de 50 000)
2 anos de uso (50 000 - 5% de 50 000) - 5% de (50 000 - 5% de 50 000)

Ou de outra forma para entender

Valor do carro: 10 000
1 ano de uso: 10 000 - 5% logo 10 000 - 500 = 9500
2 ano de uso: 9500 - 5%

E assim sucessivamente

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: [Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estim

Mensagempor kaian » Seg Jan 23, 2012 21:04

Esta forma eu ja havia encontrado, só que eu gostaria de sistematizar isso, fazer um algoritmo ou formula. Pretendo colocar numa planilha excel que estou criando para controlar meus gastos, além disso eu espero saber "hoje" se vale a pena trocar de carro ou saber "daqui a um ano" levando em consideração meu gasto médio mensal, por exemplo, se ainda valerá a pena estar com esse carro.

Em todo caso obrigado pela dica ^_^
kaian
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 21:32
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Sistemas de Informação
Andamento: cursando

Re: [Estatística] - Calculo de prospecção ou previsão (estim

Mensagempor Neperiano » Seg Jan 23, 2012 21:22

Ola

Mas cara dá para fazer, só que tu tem que saber o valor da depreciação dai tu coloca por formula no excel, e aunica variavel que tu vai ter vai se o preço inicial, dai depois, ele vai calculando até 10 anos se tu quiser.

Só que ai que vem o problema talvez, não é uma taxa constante, é talvez uma PG, um carro com 10 anos valeria bem menos do que feito por esses calculos, ai tem que axa uma taxa para 1 ano, depois para 2

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.