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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por clevioic » Sex Ago 19, 2011 10:24
Olá. Segue a minha duvida.
-um fabricante de camisetas que pretendia vender seu estoque no prazo de 4 meses, mantendo o preço de cada camiseta, obteve o seguinte resultado:
- no primeiro mês, vendeu 10% do seu estoque;
- no segundo mês, 20% do restante das mercadorias; e
- no terceiro mês, 50% do que sobrou.
Ao ver que sobraram 3600 camisetas, no quarto mês, o fabricante reduziu o preço de cada um em
%, conseguindo assim liquidar todo o seu estoque e recebendo R$21600,00 pelas vendas deste mês. É correto afirmar que o fabricante.
A) Arrecadaria a mesma importancia total, durante os 4 meses, se cada camiseta fosse vendida por x reais, x
.
NO 1ºMÊS VENDERIA ACIMA DE R$12000,00B) Tinha um estoque que superava 834 duzias de camisetas. 834X12=10008
O ESTOQUE É DE 18000C) No terceiro mês vendeu uma quantidade de camisetas 200% que no segundo mês.
VENDEU 150% D) No primeiro mês, recebeu mais de R$9000,00.
RECEBEU R$16200,00MINHA RESOLUÇÃO1º Mês, C(CAMISA) - 0,1C; 0,1C=1800
2º Mês, 0,9C - 0,2C; 0,2C=3600
3º Mês, 0,7C - 0,5C; 0,5C=9000
4º Mês, 0,2C=3600 0,2C=3600
C=3600/0,2=18000 C=18000
VALOR TOTAL(VT)=QUANTIDADE DE CAMISETA(QC) X VALOR UNITÁRIO(VU) - DESCONTO(33,33%)
21600=3600 X 0,66VU
6=0,66VU
VU=R$9,01Onde foi que errei, se no gabarito do exercício a resposta é o item "A".
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clevioic
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por Caradoc » Sex Ago 19, 2011 20:18
Acredito que você tenha se enganado ao calcular o número de camisetas vendidas.
Vamos chamar o número de camistas de x.
No primeiro mês, vendeu 10% do estoque, sobrou: 0,9x
No segundo, vendeu 20% do
restante, sobrou: 0,9*0,8x = 0,72x
No terceiro, 50% do que
sobrou, restando: 0,72*0,5x = 0,36x
Daí:
0,36 x = 3600
x = 10.000 camisetas
Ou seja:
1º mês : 1000 camisetas vendidas
2º mês : 1800 camisetas vendidas
3º mês : 3600 camisetas vendidas
Vejamos o preço das camisetas (p):
reais
Então o total arrecadado foi:
T = 21600 + 6400 * 9
T = 79200 reais
Que poderia ser arrecadado vendendo-se por:
79200 / 10000 = R$ 7,92 cada
Logo, letra A.
As outras você pode conferir que estão erradas.
Só para ressaltar, na letra C, acredito que "200% que no segundo mês" deva ser 200%
a mais, talvez tenha havido algum erro no enunciado, pois o valor vendido é em verdade o dobro, ou 100% a mais.
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Caradoc
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Estatística
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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