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Última mensagem por Janayna
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por DANIEL » Seg Set 01, 2008 17:53
OLA PESSOAL, ESTOU COM ALGUMAS DUVIDAS PARA RESOLVER ALGUNS EXERCICIOS, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.
1- DURANTE QUANTOS MESES DEVO DEIXAR 1.500,00 APLICADOS A TAXA DE 4% AO MÊS PARA RESGATAR 1/4 DE JUROS PELO REGIME DE JUROS COMPOSTOS?
2 - DOIS CAPITAIS, CUJA SOMA É DE 5OO,00, FORAM APLICADOS A JUROS SIMPLES. O PRIMEIRO A TAXA DE 3% AO MES E O SEGUNDO A TAXA DE 15% AO TRIMESTRE. CAUCULAR OS DOIS CAPITAIS, SABENDO QUE A SOMA DOS JUROS PRODUZIDOS, APÓS UM SEMESTRE, FOI 114,00.
OBRIGADO DANIEL.
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DANIEL
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por admin » Ter Set 02, 2008 01:15
Olá Daniel, seja bem-vindo!
Quais as dúvidas? Você não escreveu!
Para o exercício 1, como o número de meses é o expoente da expressão, tente utilizar logaritmos.
Para o 2, represente o que o enunciado diz e tente observar um sistema linear com duas equações e duas incógnitas.
Por favor, leia as regras do fórum.
Bons estudos!
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por DANIEL » Ter Set 02, 2008 10:12
BOM DIA FABIO, MINHA DUVIDA, POR NÃO SER DA AREA, É COMO MONTAR ESSE EXERCICIO, QUAL FORMULA USAR PARA RESOLVER ESTES 2 PROBLEMAS. MINHA AREA É A JURIDICA, POR ISSO NÃO CONHEÇO MUITO MATEMATICA FINANCEIRA, MAS ESTOU ESTUDANDO PARA APREDER. POR ISSO SE VOCE PUDER ME AJUDAR RESOLVER ESSES EXERCICIOS AGRADEÇO.
OBRIGADO DANIEL.
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DANIEL
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por admin » Ter Set 02, 2008 14:41
Olá Daniel, boa tarde!
Entenda que cada vez menos a resolução de problemas se resume a simples aplicações de "fórmulas".
Como o objetivo aqui é ajudar no percurso, como primeiro passo, sugiro que você estude sobre a expressão geral para juros compostos. É importante compreender como obtê-la. Fiz um comentário aqui:
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=113&t=332&p=946#p946Como segundo passo, em algum livro para referência, procure pelo assunto logaritmo e estude suas propriedades. O motivo é que (você verá ao estudar a expressão para juros compostos) você precisa calcular o período que é um expoente. Para tanto, será necessário aplicar logaritmo aos dois membros da equação para "isolar" n.
Melhor conversarmos sobre o 2º depois que você resolver o 1º, caso queira.
Bons estudos e escreva novas
dúvidas. Até mais!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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