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Questão com logaritimo

Questão com logaritimo

Mensagempor Donizetti Toledo » Seg Fev 29, 2016 19:40

Eduardo tem atualmente uma dívida de R$ 6 300,00, que é resultado de um empréstimo de R$ 4 200,00, que não teve nenhum valor pago.

Como o empréstimo foi feito a juros compostos à taxa de 20% ao ano, e considerando que log 2 = 0,3 e log 3 = 0,48, é CORRETO afirmar que o empréstimo foi feito aproximadamente há:
a - 2 anos
b - 2 anos e 3 meses
c - 2 anos e 6 meses
d - 3 anos.

Estou estudando para concurso e não consigo resolver esta questão sem o uso da calculadora.
Donizetti Toledo
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Re: Questão com logaritimo

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Mar 05, 2016 05:59

Dados do enunciado:

Montante (M): R$ 6.300,00
Capital (C): R$ 4.200,00
Taxa (i): 20% a.a
Prazo (n): ?

\\ M = C(1 + i)^n \\\\ 6300 = 4200(1 + 0,20)^n \\\\ (1,2)^n = 1, 5

Da definição de logaritmos, sabemos que: \boxed{\log_a b = c \Rightarrow a^c = b}. Isto posto, temos que:

\\ (1,2)^n = 1,5 \\\\ \log_{1,2} 1,5 = n \\\\\\ n = \frac{\log 1,5}{\log 1,2} \\\\\\ n = \frac{\log \left( \frac{15}{10}\right)}{\log \left(\frac{12}{10} \right)} \\\\\\ n = \frac{\log 15 - \log 10}{\log 12 - \log 10} \\\\\\ n = \frac{\log (3 \cdot 5) - \log 10}{\log (2^2 \cdot 3) - \log 10} \\\\\\ n = \frac{\log 3 + \log 5 - \log 10}{\log 2^2 + \log 3 - \log 10} \\\\\\ n = \frac{\log 3 + \log \left( \frac{10}{2} \right) - \log 10}{2 \cdot \log 2 + \log 3 - \log 10} \\\\\\ n = \frac{\log 3 + \cancel{\log 10} - \log 2 - \cancel{\log 10}}{2 \cdot \log 2 + \log 3 - \log 10} \\\\\\ n = \frac{0,48 - 0,3}{2 \cdot 0,3 + 0,48 - 1} \\\\\\ n = \frac{0,18}{0,18} \\\\\\ \boxed{\boxed{n = 2,25 \; \text{anos}}}

Multiplicando 2,25 por 12 encontramos 27 meses. Ou seja, 2 anos e 3 meses!
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Questão com logaritimo

Mensagempor LEIDIVAN » Sex Mar 18, 2016 12:50

Oi.
Estou reaprendendo logaritmo e fiquei com uma dúvida no final da resolução desse exercício. Como que "n= 0,18/0,18" originou "2,25 anos"? O valor de n eu tenho que substituir em algum lugar pra dar 2,25? Se puder me responder ficarei grato.
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Re: Questão com logaritimo

Mensagempor DanielFerreira » Sex Mar 18, 2016 23:44

LEIDIVAN escreveu:Oi.
Estou reaprendendo logaritmo e fiquei com uma dúvida no final da resolução desse exercício. Como que "n= 0,18/0,18" originou "2,25 anos"? O valor de n eu tenho que substituir em algum lugar pra dar 2,25? Se puder me responder ficarei grato.

Olá [b]Leidivan[/b], seja bem-vindo(a)!

Cometi um erro!! No lugar de 0,18 (denominador) devia ter colocado 0,08.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?