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mais um questão URGENTEE

mais um questão URGENTEE

Mensagempor my2009 » Qua Set 16, 2015 13:08

As duas vendedoras de uma loja recebem uma comissão
de 5% sobre o valor total das vendas que efetuarem no
mês. Sabe-se que a soma dos valores das comissões que
ambas receberam em certo mês foi igual a R$ 6.200,00, e
que, nesse mesmo mês, uma delas vendeu R$ 16.000,00
a menos que a outra. Desse modo, é correto afirmar que a
vendedora que teve o maior volume de vendas nesse mês
vendeu, no total,
(A) R$ 54.000,00.
(B) R$ 60.000,00.
(C) R$ 62.000,00.
(D) R$ 68.000,00.
(E) R$ 70.000,00
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Re: mais um questão URGENTEE

Mensagempor nakagumahissao » Dom Out 04, 2015 13:31

My2009,


Você não colocou junto com o enunciado o que já tentou fazer para resolver o problema e acredito que assim, contra as regras deste fórum, acbou ficando sem uma resposta. Vou tentar responder, mas na próxima vez que postar, por favor não se esqueça de nos dizer o que tentou fazer até o momento da dúvida.


Vamos lá,


Temos que as duas vendedoras recebem uma comissão de 5% sobre o valor total das vendas. Vamos chamar as duas vendedoras de "a" e "b" representando as vendas totais de cada uma delas.

Então:

[1] 5%a + 5%b = 6200 => 0,05a + 0,05b = 6200 => 0,05(a+b) = 6200 => a + b = 6200/0.05 => a + b = 124000

Suponha que a tenha vendido 16000 a menos que a b. Assim:

[2] a - 16000 = b

Queremos encontrar "a" que possui o maior valor de vendas daquele mês. Usando [2] em [1] e fazendo as contas, teremos:

a + b = 124000 \Rightarrow a + a - 16000 = 124000 \Rightarrow 2a = 124000 + 16000 \Rightarrow

\Rightarrow 2a = 140000 \Rightarrow a = \frac{140000}{2} \Rightarrow a= 70000

Logo,


Trocando o valor de a em 2 por 70000, teremos o valor de b. Ou seja,

b = a - 16000 \Rightarrow b = 70000-16000 = 54000 \Rightarrow b = 54000

Assim, a vendeu R$ 70.000,00 e a resposta seria a letra E.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: mais um questão URGENTEE

Mensagempor my2009 » Ter Nov 17, 2015 11:58

Olá Nakagumahissao,

Agradeço que tenha respondido minha pergunta e realmente não coloquei o que já tentei resolver porque...não sabia nem como começar =(
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?