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DESCONTO

DESCONTO

Mensagempor LUCIANORW » Qua Mar 26, 2014 13:53

Boa tarde!!!
Estou iniciando estudos em matematica financeira, e confesso, é complicado a coisa.
Poderiam me ajudar nos exercicios propostos (poderiam comentar a formula do calculo para que possa melhor entender, se possivel):
Att
Luciano

DESCONTO
Um título foi descontado 2 meses antes do seu vencimento pelo desconto racional simples a uma taxa de 2% a.m. e obteve-se o desconto de R$ 820,00.
Considerando a mesma taxa se fosse pelo desconto comercial simples, demonstre o cálculo pela fórmula estudada para determinar qual seria o valor.
LUCIANORW
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Re: DESCONTO

Mensagempor Alerecife » Sáb Mar 29, 2014 18:36

D=N-V, Desconto=N{(valor \:no \: vencimento)} - V{(valor \: atual)} \newline
N=V(1+i*n) \newline
{Dados \:  do  \: Problema:}  \newline
V=R\$ \: 820,00 \newline
i=2\%=0,02 \newline
n=2 \: meses \newline
N=V(1+i*n) \Rightarro \newline
V=R\$ \: 820,  i=0,02, n=2 \newline
N=820(1+0,02*2)\Rightarrow N=820*(1,04) \Rightarrow N=852,8 \newline
D=852,8- 820 = 32,8

;) tentar baixar o livro .PDF da UNISUL de matemática financeira, ele é bem explicado.
Boa Sorte
Alerecife
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Re: DESCONTO

Mensagempor DanielFerreira » Dom Out 19, 2014 21:40

LUCIANORW escreveu:Um título foi descontado 2 meses antes do seu vencimento pelo desconto racional simples a uma taxa de 2% a.m. e obteve-se o desconto de R$ 820,00.
Considerando a mesma taxa se fosse pelo desconto comercial simples, demonstre o cálculo pela fórmula estudada para determinar qual seria o valor.


No desconto racional, o valor do desconto incide sobre o valor atual (capital).

Com isso,

\\ D_r = A \times i \times n \\\\ 820 = A \times \frac{2}{100} \times 2 \\\\ \boxed{A = 20.500,00}

Portanto, o valor nominal seria de R$ 21.320,00.

Veja:

\\ D_r = N - A \\ 820 = N - 20.500 \\ \boxed{N = 21.320,00}.


Por fim, sabemos que no desconto comercial o valor do desconto incide sobre o valor nominal (montante), daí o valor do desconto é:

\\ D_c = N \times i \times n \\\\ D_c = 21320 \times \frac{2}{100} \times 2 \\\\ \boxed{\boxed{D_c = 852,80}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?