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Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor joedsonazevedo » Qui Nov 08, 2012 14:50

Olá, a questão que estou desenvolvendo é a seguinte:

Um imóvel é vendido, em uma promoção especial, com entrada de 40% de seu valor e o restante
em 40 parcelas fixas, iguais e sem juros. Dispondo de apenas 20% do valor do imóvel para
dar de entrada, um comprador opta por financiar o valor restante em 80 parcelas fixas, cada
uma no mesmo valor das parcelas da promoção, mesmo sabendo que haverá um acréscimo
de R$80 000,00 no valor final do imóvel.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o valor de cada parcela, em reais, é
01) 1 800
02) 2 000
03) 2 500
04) 2 600
05) 3 000

até o momento o que desenvolvi tentando interpretar a questão foi:

--> x= 40% + (y.40) [sendo y o valor da parcela]
--> 20% + (y.80) = x + 80.000 [situação do comprador na negociação]

porém não consigo desenvolver algo satisfatório, sempre fica confuso:

x= 40/100 + 40y
x= 4/10 + 40y

substituindo:

20/100 + 80y = x + 80.000
2/10 + 80y = 4/10 + 40y + 80.000
80y - 40y = 80.000 + 4/10 - 2/10
40y = 80.000 + 2/10
40y = 800.002/10
y = 80.000,2 / 40
y = 2.000,005

--> chego a essa conclusão porém o gabarito
aponta o resultado como 3.000 o valor da parcela
Por favor me ajudem a entender o meu mal raciocínio nesta questão.
______________________________Muito Obrigado! Joedson Azevedo
joedsonazevedo
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor young_jedi » Qui Nov 08, 2012 15:52

quando voce calcula os 40% e os 20% eles são calculados sobre o valor do imovel ou seja

x=\frac{40}{100}x+40y

\frac{20}{100}x+80y=x+80000

portanto na primeira equação

x-x\frac{40}{100}x=40y

\frac{6}{10}x=40y

x=\frac{400y}{6}


e na outra equação

x-\frac{20}{100}x=80y-80000

\frac{8}{10}x=80y-80000

x=100y-100000

igulando as equações

\frac{400y}{6}=100y-100000

resolvendo chega-se ao valor de y
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor joedsonazevedo » Qui Nov 08, 2012 16:25

Olá.. obrigado sr. young por sua resposta,
young_jedi escreveu:young_jedi


não consegui acompanhar seu raciocínio quanto ao desdobramento
de sua interpretação... se puder por favor me explicar quanto
a presença repetida de x em e os desdobramentos seguintes... :

x-x\frac{40}{100}x=40y

\frac{6}{10}x=40y

x=\frac{400y}{6}

desde já lhe agradeço a paciência...
esta é uma questão do vest. UESB que irei prestar esse ano...
Obrigado!
joedsonazevedo
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor young_jedi » Qui Nov 08, 2012 16:32

aquele x repetido realemente esta errado, foi um erro de digitação meu, desculpe

o correto seria

x-\frac{40}{100}x=40y

tirando o minimo multiplo comum

\frac{100}{100}x-\frac{40}{100}x=40y

\frac{100x-40x}{100}=40y

\frac{60x}{100}=40y

da para simplificar por 10

\frac{10}{10}\frac{6x}{10}=40y

\frac{6x}{10}=40y

multiplicando os dois lados da equação por 10

6x=400y

dividindo por 6

x=\frac{400y}{6}
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor joedsonazevedo » Qui Nov 08, 2012 19:34

_______________Sr. Young- jedi muito obrigado pela sua ajuda mas o resultado final
da questão seguido por seus raciocínios também resultam em 2000 o valor da parcela.

Tenho-lhe mais uma pergunta ...
Uma pessoa me respondeu essa mesma questão da seguinte forma:

80.000 = 20%, então 60% = 240000
240000/80 = 3000

ela tem lógica?
realmente foi algo absurdo, pura sorte
ou tem sentido matematicamente falando?
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor young_jedi » Qui Nov 08, 2012 20:41

na minha ultima conta

\frac{400y}{6}=100y-100000

400y=600y-600000

60000=600y-400y

200y=600000

y=3000

que bate com a resposta

nesta resposta que voce mostrou não consegui ver uma logica
não acho que esteja certo isto
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Re: Matemática Financeira - Questão com Porcentagem

Mensagempor saberdigitalnet » Sáb Nov 24, 2012 21:01

x = valor do imóvel
y = prestações
___________________
1ª situação:
0,4.x + 40.y = x
0,6.x = 40.y
x = y.(200/3) (i)
___________________
2ª situação:
0,2.x + 80.y = x + 80000 (ii)
___________________

Substituindo (i) em (ii), teremos:

0,2.y.(200/3) + 80.y = y.(200/3) + 80000

y.(40/3) + 80.y = y.(200/3) + 80000 (x3)
40.y + 240.y = 200.y + 240000
280.y = 200.y + 240000
80.y = 240000
y = 240000/80 = 3000

___________________________________

Prof. Elias Celso Galvêas
http://www.facebook.com/saberdigital

___________________________________
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?