por barrufi » Qua Mar 10, 2010 22:21
Boa noite.
Estou com dúvidas sobre como calcular o crescimento em percentual.
Exemplo: Crescimento de participantes em cursos.
Se em Janeiro participaram 20 pessoas e em Fevereiro participaram 25 pessoas, temos o seguinte cálculo:
((25 - 20) / 20) * 100 = 25%, ou seja, crescimento de 25%.
A dúvida é:
Se em Janeiro nenhuma pessoa participou do curso (zero) e em Fevereiro 10 pessoas participaram, o percentual de crescimento seria 100%? Seguindo este raciocínio, se fossem 200 pessoas ou apenas 1 pessoa participando em fevereiro, o percentual também seria 100%.
Como deve ser feito o cálculo nestes casos?
Muito Obrigado!
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barrufi
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por Neperiano » Sex Mar 12, 2010 15:55
Ola
Muito interessante esta questão
Pense assim, quando uma empresa vai analisar o seu crescimento é preciso analisar sobre um periodo ja taxado, isto é, com um determinado crescimento ou decrescimo, mas nesta questão janeiro não teve pessoas, ou seja, não houve crescimento, se voce dissese que fosse 100% estaria errada, porque 0 pra 10 não é 100%, como 0 pra 17211271728 tambem não é, há dois tipos de respostas nesta questão: Pelo lado administrativo diria que não houve crescimento algum, mas como voce é do direito acredito que a própria porcentagem é 10%, pq pense voce não tinha nada e cresceu pra 10 pessoas, então cresceu em 10%.
É uma questão bem complicada, mas espero que seja isso e que te ajude
Qualquer duvida
Atenciosamente
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por marcos goncalves » Sáb Dez 08, 2012 12:16
Só existe crescimento percentual em relação a um valor anterior. Se em janeiro não havia nenhum aluno matriculado e, em fevereiro, havia 10 alunos matriculados, então o valor inicial é 10 (e não zero). Em outras palavras, nesse caso não podemos falar em aumento percentual. O correto é dizer que o curso iniciou com 10 alunos. Só isso.
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Qua Dez 15, 2010 22:09
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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