• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor Valmel » Sex Set 28, 2012 08:26

*-) Comecei a estudar matemática profissionalmente agora e peço ajuda,obrigada.



Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

R.3/17
Valmel
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Set 27, 2012 17:59
Localização: Ceará
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 28, 2012 18:49

Olá Valmel,
seja bem-vindo!
Procure postar também a forma como tentou resolver a questão, ok?!

Valmel escreveu: Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

O problema pede a razão entre o número de aulas perdidas e o número de aulas ocorridas, então, devemos encontrar quantas aulas o aluno perdeu e ...

De acordo com o enunciado, o aluno faltou 30 dias; ora, se um dia tem 5 aulas, então trinta dias tem 150 aulas (5 x 30).
O número de dias que ocorreram aulas foi 170, pois, 10 foram feriados; então o total de aulas é 850 (170 x 5).

Logo,

\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{150}{850} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{15}{85} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3 \cdot \cancel{5}}{\cancel{5} \cdot 17} \\\\\\ \boxed{\frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3}{17}}

Espero ter ajudado.

Retorne em caso de dúvidas!

Daniel F.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor Valmel » Sáb Set 29, 2012 09:10

danjr5 escreveu:Olá Valmel,
seja bem-vindo!
Procure postar também a forma como tentou resolver a questão, ok?!

Valmel escreveu: Num ano letivo de um colégio,deveria haver 180 dias úteis de aula para a oitava série,sendo que,em cada dia,haveria 5 aulas.Um estudante faltou 30 dias úteis e houve 10 feriados.Calcule a razão entre o número de aulas que o aluno faltou para o número de aulas realmente havidas.

O problema pede a razão entre o número de aulas perdidas e o número de aulas ocorridas, então, devemos encontrar quantas aulas o aluno perdeu e ...

De acordo com o enunciado, o aluno faltou 30 dias; ora, se um dia tem 5 aulas, então trinta dias tem 150 aulas (5 x 30).
O número de dias que ocorreram aulas foi 170, pois, 10 foram feriados; então o total de aulas é 850 (170 x 5).

Logo,

\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{150}{850} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{15}{85} \\\\\\ \frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3 \cdot \cancel{5}}{\cancel{5} \cdot 17} \\\\\\ \boxed{\frac{aulas \,\,\,\,\, perdidas}{aulas \,\,\,\,\, ocorridas} = \frac{3}{17}}

Espero ter ajudado.

Retorne em caso de dúvidas!

Daniel F.



Me desculpe, as repetições,é que estou sem mouse aqui no meu notebook e com touch screen eu erro demais. Fiquei agradecida e da próxima já posto a questão com as dúvidas de como tentei resolver,obrigada.
Valmel
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Set 27, 2012 17:59
Localização: Ceará
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Razão (31) pág 303 Livro Hilder Góes

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Set 29, 2012 16:51

Não há de quê!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado


Voltar para Matemática Financeira

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.