• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Potência e Raízes

Em geral, apenas enunciados de exercícios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Potência e Raízes

Mensagempor gigante2010 » Qua Out 20, 2010 22:51

1.Gostaria de saber como racionalizar o seguinte caso >>
\frac{3}{\sqrt[2]{3}-2}

2.Como simplificar esse Radical >>
\sqrt[5]{64}

3.Como calcular >>
\frac{10 \sqrt[2]{9}}{5\sqrt[2]{3}}

4. E este também >>
\frac{\sqrt[2]{27}}{4\sqrt[3]{2}}

PS.: Queria algumas dicas tb, se não for pedir muito, sobre quando cai uma dessa >> \sqrt[3]{-54} << como é a fatoração dela?
Tb queria saber se um absurdo desses é assunto de ensino fundamental >> {4x}^{\frac{-2}{-3}}+{3x}^{\frac{1}{3}}+{2x}^{0} quando x=8 << não consigo resolver.
gigante2010
 

Re: Potência e Raízes

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 21, 2010 15:21

O primeiro caso basta usar a^2 -b^2 = (a+b)(a-b). O segundo, fatore 64. O terceiro, elimine a raíz do denominador. No quarto, fatore 27 e depois faça \sqrt[3]{2} virar 2. Para o outro, lembre-se que \sqrt[3]{-a} = - \sqrt[3]{a} e fatore. No último, lembre-se propriedades de expoentes, sinais e coloque x=8. Isso não é monstruosidade, isso é básico, e ajudaria muito se você visse como tal. Tudo que temos medo torna-se mais difícil.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Potência e Raízes

Mensagempor gigante2010 » Sex Out 22, 2010 01:53

Continuo sem entender. 'ff
gigante2010
 

Re: Potência e Raízes

Mensagempor MarceloFantini » Sex Out 22, 2010 07:57

Você sabe o que é fatorar?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Potência e Raízes

Mensagempor gigante2010 » Sex Out 22, 2010 19:04

Eu sei fatorar, mas olha vey se não quiser responder não responde agora só não vem me subestimar ou me provocar, nun sei se deixei isso claro mas vou deixando: eu quero que RESOLVAM! e postem pra eu ver como faz. Principlamente essa fatoração quando o INDICE é 5, fatoro e depois agrupo os multiplos ele vando a 5?
gigante2010
 

Re: Potência e Raízes

Mensagempor MarceloFantini » Sex Out 22, 2010 22:56

A sua resposta extremamente mal-educada responde a minha pergunta e muito mais. Eu não estava te subestimando, muito menos te provocando, eu fiz uma simples pergunta: se você sabia fatorar. Se você soubesse, quem sabe você percebesse que 64 = 2^6 e que ficaria \sqrt[5]{64} = \sqrt[5]{2^6} = \sqrt[5]{2^5} \sqrt[5]{2} = 2 \sqrt[5]{2}, mas ao contrário. Eu estava tentando te ajudar não respondendo a perguntar pra você, mas fazendo você pensar a respeito e chegar na resposta você mesmo para que você desenvolvesse habilidade e raciocínio que lhe servissem úteis mais pra frente. Porém, o você me vem com sérias grosserias e diz:

gigante2010 escreveu:Eu quero que RESOLVAM!


Você não é NINGUÉM! Você é um NADA! Quem é você para querer que nós resolvamos as suas listas de exercício? Você não veio pedir ajuda, você veio aqui para que resolvêssemos seus problemas pra você. Isso aqui é uma ajuda VOLUNTÁRIA, e caso você não saiba o significado dessa palavra, quer dizer aqui que ninguém é PAGO pra ficar aqui o dia inteiro aguentando CRIANÇAS COMO VOCÊ, do ENSINO FUNDAMENTAL, dizendo que QUEREM que nós resolvamos seus problemas. Daqui pra frente, quero deixar bem claro que eu me recuso a te ajudar. Eu também sou ninguém, eu tenho uma vida, eu faço uma faculdade, e mesmo assim eu me disponho a vir aqui e gastar meu tempo para ajudar outras pessoas que tem dificuldade, e sabe o que eu sou obrigado a ver? Não, melhor, todos os colaboradores do fórum tem suas vidas e seus afazeres, e mesmo assim vem aqui de bom humor para ajudar gente como você, que responde assim:

gigante2010 escreveu:Eu quero que RESOLVAM!


Você não é um gigante, muito pelo contrário, você é alguém minúsculo, pois lhe falta muita HUMILDADE e SIMPLICIDADE, vindo aqui com tal ARROGÂNCIA, DEMANDANDO coisas.

Você, novamente, é um NADA.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Potência e Raízes

Mensagempor gigante2010 » Sex Out 22, 2010 23:15

Não só tem vc oferecendo ajuda no mundo. Reflita.
gigante2010
 

Re: Potência e Raízes

Mensagempor DanielRJ » Ter Out 26, 2010 16:17

gigante2010 escreveu:Não só tem vc oferecendo ajuda no mundo. Reflita.


Deixa de ser abusado, ninguem tem obrigação de fazer seus trabalhos de casa, se perguntaram a você "Se sabia fatorar"
é para forçar sua mente a pensar e não subestima=lo.O Objetivo do forum mais uma vez frisando aqui é ajudar você a progredir sem essa de trabalinho de casa.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Potência e Raízes

Mensagempor victoreis1 » Ter Out 26, 2010 16:30

é muito palhaço mesmo.. e ainda se auto-intitula gigante.. pft
victoreis1
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 37
Registrado em: Qua Out 20, 2010 14:49
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Potência e Raízes

Mensagempor Luanita » Dom Mai 15, 2011 13:13

Ola,
Bom pessoal, antes de tudo, li todas as trocas de informaçoes deste topico e vi que chegou a um estado lamentavel,
pois entendi que algumas pessoas sao despreparadas até para fazer perguntas, mas espero que os voluntarios ainda
continuem com o bonito trabalho de esclarecer duvidas, principalmente na area de exatas, pois a cada dia fica mais
escasso . Estudo Engenharia, tenho serias dificulades, pois a minha base de matematica na infancia foi muito pobre,
e naquele tempo, o acesso a internet era impossivel, nao existiam voluntarios para esclarecer duvidas, nossos pais,
que na maioria da vezes tinham até menos conhecimentos que nòs, nao podiam nos ensinar, sentar conosco e explicar
as materias, entao, eu antes de tudo gostaria de agradecer aos VOLUNTARIOS, por estarem aqui nos ajudando, conheci
este site hoje 15/05/11, mas pode ter certeza que vou passar aos colegas da faculdade que como eu sofrem com duvidas
e nao encontramos profissionais que nos possam orientar, devido a escassez de gente capacitada nesta area. A matematica
nao é uma brincadeira, ela é até bonita quando voce entende o X da questao. Gostaria de ter tempo suficiente pra me
dedicar inteiramente à ela. De qualquer forma, espero que o trabalho de voces seja reconhecido, o Voluntariado por si sò,
é um GRANDE gesto :) !
Luanita
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 12:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Petroleo
Andamento: cursando

Re: Potência e Raízes

Mensagempor Luanita » Dom Mai 15, 2011 13:23

Tenho uma duvida cruel com um exercicio que encontrei em uma das provas de concurso, como tneho interesse em prestar concurso, inclusive ENEM deste ano,
procurei colegas e até professores que me ajudassem, mas nao tive exito, repasso à vocs, se puderem esclarecer como começar o exercicio ja é um grande passo...

2^2003-9^1001/4^1001-3^2003 + 2^2002-9^1001/4^1001-3^2003

nunca antes vi expoentes tao altos... nao sei nem como começar !!!

obrigada.
Luanita
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 12:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Petroleo
Andamento: cursando


Voltar para Tópicos sem Interação (leia as regras)

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.