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Problema de analise combinatoria - permutacoes

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Problema de analise combinatoria - permutacoes

Mensagempor Madjer » Sex Set 10, 2010 09:48

Cinco rapazes e as respectivas namoradas foram jantar a um restaurante. De quantas maneiras diferentes se podem dispor os dez jovens numa mesa rectangular, com 5 lugares de cada lado, de tal modo que os 2 membros de cada par de namorados fiquem frente a frente! Numa pequena composicao explica o teu raciocinio.

Eu tentei desenhar a mesa e colocar os lugares dos rapazes e das raparigas e cheguei a um resultado e 5! x 5! mas n esta igual a resposta do professor. Podem me ajudar?
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Re: Problema de analise combinatoria - permutacoes

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 10, 2010 19:01

Eu visualizei o problema assim: Suponha que temos a mesa com 10 lugares. Temos dez opções para esse lugar (qualquer rapaz ou menina pode sentar-se). Porém, ao sentar, automaticamente determina-se o assento oposto (pois o casal tem que ficar de frente). Então sobram 8 opções para o próximo, e o raciocínio é análogo. Então:

P = 10 \cdot 8 \cdot 6 \cdot 4 \cdot 2 = 3840

É essa a resposta?
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Re: Problema de analise combinatoria - permutacoes

Mensagempor Elcioschin » Sex Set 10, 2010 21:56

Fantini

A sua visualização foi perfeita quanto à distribuição dos 5 casais
Entretanto acho que cada rapaz pode trocar de lugar com sua namorada.
O que você acha?
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Re: Problema de analise combinatoria - permutacoes

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 10, 2010 22:14

Já está incluído nessa conta. Veja uma outra maneira:

A distribuição dos rapazes nas 5 cadeiras é K = 5! = 5 \cdot 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1. Porém, cada rapaz pode trocar de lugar com a namorada, ou seja, cada lugar pode trocar 2 vezes: K' = (2 \cdot 5) \cdot (2 \cdot 4) \cdot (2 \cdot 3) \cdot (2 \cdot 2) \cdot (2 \cdot 1) = 10 \cdot 8 \cdot 6 \cdot 4 \cdot 2 .
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Re: Problema de analise combinatoria - permutacoes

Mensagempor Madjer » Seg Set 13, 2010 14:14

ja descobri a resposta...

e 5! e depois cada namorada pode trocar com o seu namorado e entao temos de multiplicar por 2 por cada casal.

assim:

5! x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 5! x 2^5 = 3840

obrigado pela vossa ajuda !
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.