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Ajuda com exercicio!!!

Em geral, apenas enunciados de exercícios.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor karol_agnelli » Qua Mar 26, 2008 19:40

EU PRECISO DISSO MUITO É URGENTÍSSIMO...
MUITO OBRIGADA SE PUDEREM ME AJUDAR...


1-A DIFERENÇA ENTRE UM NUMERO E SUA QUINTA PARTE É 45.QUAL É ESSE NUMERO?
2-UM SITIANTE LEVARA A FEIRA UM CERTO NUMERO DE CAIXAS DE TOMATE, QUE PRETENDIA VENDER A 5,20 REAIS CADA UMA.NUM ACIDENTE,9 DELAS SE FORAM. NA FEIRA, AS CAIXAS QUE RESTARAN FORAMVENDIDAS A 6,40 REIAS CADA UMA, OBTENDO-SE O MESMO VALOR PREVISTO INICIALMENTE.QUAL O NUMERO DE CAIXAS QUE O SITIANTE TINHA ANTES DO ACIDENTE?
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor karol_agnelli » Qua Mar 26, 2008 19:44

EU TENTEI FAZER 2 VEZES E MEU PROFESSOR FALOU QUE ESTAVA ERRADO...
EU SOU BOA EM MATEMÁTICA MAIS QUANDO EU ENTENDO...
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor admin » Qua Mar 26, 2008 20:36

Olá karol_agnelli!
Compartilhe como você tentou fazer e poderemos apontar eventuais erros e dar sugestões, assim a ajuda será mais eficiente!

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IMPORTANTE:

Nosso foco é "ajudar".
Não envie somente o enunciado do problema, informe também suas tentativas e dificuldades!

Quanto mais souber especificar sua dúvida, melhor.
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor Fernanda Caroline » Ter Fev 03, 2009 16:41

Oi, td bem?

Sera que poderia me ajudar nesse exercicio:

Determine:
O 10º termo da sequencia dos numeros naturais pares;
O 7º termo da sequencia cujo termo geral é an=2(n-1)
Fernanda Caroline
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor Neperiano » Seg Fev 09, 2009 12:43

Ola

Vou te ajudar

Tem duas maneiras de fazer, uma é usando a fórmula, outra eh contanto mesmo, vou usar as duas.

Primeiro

O 10º termo da sequencia dos numeros naturais pares ?

Primeiro tenque saber o q são numeros naturais pares?

Numeros Naturais são numeros a partir do 0 até o infinito mas sem virgulas soh numeros fechados, ex: 0 1 2 3 , etc

Voçe pode ir contando.

1°termo - 0
2 - 2
3 - 4
10 - 18

Segunda

O 10º termo da sequencia dos numeros naturais pares ?

Aplicando a formula:

an = a1 + (n-1)r

an = Termo Geral
a1 = 1° Termo
n = Posição
r= Razão

a10 = 0 + (10-1)2
a10 = 0 + 18
a10 = 18

Porque o a1 = 0 porque é o primeiro termo dos numeros naturais pares.
Porque o r = 2 porque os numeros pares são de 2 em 2

Agora que expliquei o primeiro tenque fazer o segundo

Abraços
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jun 10, 2009 15:13

karol_agnelli escreveu:EU PRECISO DISSO MUITO É URGENTÍSSIMO...
MUITO OBRIGADA SE PUDEREM ME AJUDAR...


1-A DIFERENÇA ENTRE UM NUMERO E SUA QUINTA PARTE É 45.QUAL É ESSE NUMERO?
2-UM SITIANTE LEVARA A FEIRA UM CERTO NUMERO DE CAIXAS DE TOMATE, QUE PRETENDIA VENDER A 5,20 REAIS CADA UMA.NUM ACIDENTE,9 DELAS SE FORAM. NA FEIRA, AS CAIXAS QUE RESTARAN FORAMVENDIDAS A 6,40 REIAS CADA UMA, OBTENDO-SE O MESMO VALOR PREVISTO INICIALMENTE.QUAL O NUMERO DE CAIXAS QUE O SITIANTE TINHA ANTES DO ACIDENTE?


Boa tarde Karol Agnelli!

Seja bem-vinda ao Ajuda Matemática!

Quanto a questão nº 1) --> Vamos chamar o número de x

O enunciado diz que: "A diferença entre o número e sua quinta parte é 45. Portanto, x-\frac{x}{5}=45

Basta tirar o mmc e resolver a equação, encontrando o valor de x (número).

Quanto a questão nº 2) --> Sugiro que você monte um sistema de equações, chamando de x (número de caixas) e y (valor de cada caixa).

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
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Re: Ajuda com exercicio!!!

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jun 10, 2009 15:23

Fernanda Caroline escreveu:Oi, td bem?

Sera que poderia me ajudar nesse exercicio:

Determine:
O 10º termo da sequencia dos numeros naturais pares;
O 7º termo da sequencia cujo termo geral é an=2(n-1)


Boa tarde Fernanda Caroline!

Seja bem-vinda ao Ajuda Matemática!

Fernanda, note que a sequência dos número naturais pares "oscila" de dois em dois: 2,4,6,8,10,12,14...

Isso indica que a razão dessa P.A é 2 (r=2)

O primeiro termo da sequência é: {a}_{1}=2

O pergunta é sobre o termo geral (10º termo) --> {a}_{n}=?

A P.A tem 10 termos, portanto: n=10

Basta jogar na fórmula: {a}_{n}={a}_{1}+(n-1)r

{a}_{n}=2+(9)2, daí {a}_{n}=20.

Quanto a sua segunda dúvida, o processo é o mesmo. Colete todos os dados, e distribua-os na fórmula.

Comente qualquer dúvida. :y:

Até mais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?