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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 17:23

Então, ola a todos, queria pedir ajuda em um exercicio, na verdade dois, mais são quase iguais.
vamos lá...
Hoje a professora passou igualdade de números complexos: 2 números complexos são iguais quando suas partes reais e imaginarias forem respectivamente iguais.
a + bi = c + di / a = c / b = d

Ele deu um ex: Determine x e y de modo que (2x + y) + 6i = 5 + (x + 4y)i

2x + y = 5
6 = x + 4y
Então ele passou o jeito 'substituição' para calcular

2x + y = 5 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ y = [5 - 2x] espera
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 2.2
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 4 = 1
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~Solução = {2 , 1}
x + 4.(5 - 2x) = 6
x + 20 - 8x = 6
x - 8x = 6 - 20
-7x = -14
x = -14/-7 = 2

Então ela passou 2 exercicios, só que eles tem digamos tem menos letras, ou numeros nao sei e nao estou sabendo como fazer.
1_ Determine o valor de a e b de modo que se tenha a - bi = 5 + 2i.
Eu tentei com o formula do exemplo, mais ficou estranho, e tambem tentei trocar a letras por numeros mais ai seria facil demais

2_ Dados z1= (x+y) + 10i e z2 = 16 + (x - y)i obtenha os valores de x e y para que z1 = z2.
Essa eu nao sei como juntalos de forma correta

Alguem poderia me ajudar a resolvelos?

Obrigado
DonTLie
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Qui Mar 11, 2010 17:55

Boa tarde.

Não tem fórmula nenhuma, o que a sua professora quer dizer é o seguinte: para que um número complexo seja igual a outro, a parte real do primeiro deve ser igual a do segundo, e a parte imaginária idem.

Acredito que a maneira mais fácil de perceber o porque é: quando escrevemos um número complexo z = 1+2i, estamos na verdade definindo um ponto (ou afixo) no plano de Argand-Gauss, cujas coordenadas são (1,2). Portanto, para que você tenha um ponto idêntico a esse, devemos ter as mesmas coordenadas, que significam a parte real e imaginária do complexo.

Assim, no primeiro exercício: se a -bi = 5 +2i, então obrigatoriamente:

a = 5

b = -2

Se você conseguiu entender o conceito, fica fácil resolver o segundo.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 19:43

Obrigado pela ajuda Fantini, eu tinha pensado em fazer dessa forma, pensei que deveria seguir + - o exemplo, agora ficou facil, vlw ae :y:
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Sex Mar 12, 2010 16:37

No exercicio 2, o x e y do z1 tem que ser igual a do z2? se for nao to consiguindo achar os numeros que encaxem
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 12, 2010 17:40

Lembre-se que a parte real é um número sozinho, e a parte imaginária é um número REAL acompanhado da unidade imaginária (i).

No segundo exercício temos:

x+y = 16

x-y = 10

De onde sai que x=16 e x=6.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?