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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

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Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 17:23

Então, ola a todos, queria pedir ajuda em um exercicio, na verdade dois, mais são quase iguais.
vamos lá...
Hoje a professora passou igualdade de números complexos: 2 números complexos são iguais quando suas partes reais e imaginarias forem respectivamente iguais.
a + bi = c + di / a = c / b = d

Ele deu um ex: Determine x e y de modo que (2x + y) + 6i = 5 + (x + 4y)i

2x + y = 5
6 = x + 4y
Então ele passou o jeito 'substituição' para calcular

2x + y = 5 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ y = [5 - 2x] espera
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 2.2
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~y = 5 - 4 = 1
x + 4y = 6 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~Solução = {2 , 1}
x + 4.(5 - 2x) = 6
x + 20 - 8x = 6
x - 8x = 6 - 20
-7x = -14
x = -14/-7 = 2

Então ela passou 2 exercicios, só que eles tem digamos tem menos letras, ou numeros nao sei e nao estou sabendo como fazer.
1_ Determine o valor de a e b de modo que se tenha a - bi = 5 + 2i.
Eu tentei com o formula do exemplo, mais ficou estranho, e tambem tentei trocar a letras por numeros mais ai seria facil demais

2_ Dados z1= (x+y) + 10i e z2 = 16 + (x - y)i obtenha os valores de x e y para que z1 = z2.
Essa eu nao sei como juntalos de forma correta

Alguem poderia me ajudar a resolvelos?

Obrigado
DonTLie
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Qui Mar 11, 2010 17:55

Boa tarde.

Não tem fórmula nenhuma, o que a sua professora quer dizer é o seguinte: para que um número complexo seja igual a outro, a parte real do primeiro deve ser igual a do segundo, e a parte imaginária idem.

Acredito que a maneira mais fácil de perceber o porque é: quando escrevemos um número complexo z = 1+2i, estamos na verdade definindo um ponto (ou afixo) no plano de Argand-Gauss, cujas coordenadas são (1,2). Portanto, para que você tenha um ponto idêntico a esse, devemos ter as mesmas coordenadas, que significam a parte real e imaginária do complexo.

Assim, no primeiro exercício: se a -bi = 5 +2i, então obrigatoriamente:

a = 5

b = -2

Se você conseguiu entender o conceito, fica fácil resolver o segundo.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Qui Mar 11, 2010 19:43

Obrigado pela ajuda Fantini, eu tinha pensado em fazer dessa forma, pensei que deveria seguir + - o exemplo, agora ficou facil, vlw ae :y:
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor DonTLie » Sex Mar 12, 2010 16:37

No exercicio 2, o x e y do z1 tem que ser igual a do z2? se for nao to consiguindo achar os numeros que encaxem
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Re: Igualdade de números complexos - Duvida em exercicio

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 12, 2010 17:40

Lembre-se que a parte real é um número sozinho, e a parte imaginária é um número REAL acompanhado da unidade imaginária (i).

No segundo exercício temos:

x+y = 16

x-y = 10

De onde sai que x=16 e x=6.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.