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regra de tres

Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

regra de tres

Mensagempor aspirantestudante » Ter Jun 08, 2010 20:41

ICM- Os operários de uma fábrica levam n dias para produzir p peças. Em uma greve de 8n dias, apenas 25% dos operários trabalharam. Qual, em relaçao a p, o percentual de peças produzidas durante a greve?

RESPOSTA: + 100%
fiz regra de tres composta: 1 p 100
8 x 25

mais dia, mais peças, flechas para baixo. menos funcionario, menos peças, flecha dos funcionários para cima,....invertendo a dos funcionários,e fazendo o calculo nao fecha a resposta, porém SEM INVERTER NENHUMA, FECHA. POR QUE NAO DEVO INVERTER NENHUMA?
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Re: regra de tres

Mensagempor DanielFerreira » Qua Jun 09, 2010 19:34

ICM- Os operários de uma fábrica levam n dias para produzir p peças. Em uma greve de 8n dias, apenas 25% dos operários trabalharam. Qual, em relaçao a p, o percentual de peças produzidas durante a greve?

x operários ------------- n dias --------------- p peças
25x/100 ---------------- 8n dias -------------- k
(dir.)_______________(dir.)

p/k = x/(25x/100) * n/8n

p/k = x * 100/25x * 1/8

p/k = 4 * 1/8

p/k = 1/2

k = 2p

Se p = 100%, então 2k será...
k = 2 * 100%
k = 200%
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Re: regra de tres

Mensagempor aspirantestudante » Qui Jun 10, 2010 16:01

Obrigado pela ajuda!
porém a resposta é +100%.
pensando mais, entendi.
se 100% dos funcionarios trabalhassem por 8n dia, produziriam 8 peças.
como só 25% trabalhou, ou seja, 1/4 , a produção tambem foi 1/4, ou seja, 2 peças.

Sendo assim, aumento de 100% em relaçao a normalidade, que é produzir 1 peça
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Re: regra de tres

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 11, 2010 06:31

200% quer dizer um aumento de 100%, ou seja, +100%.
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Re: regra de tres

Mensagempor aspirantestudante » Dom Jun 13, 2010 02:28

Tá certo, olhei rapidamente, dai nao tinha visto

OBRIGADO AOS DOIS, xD
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Re: regra de tres

Mensagempor DanielFerreira » Seg Jun 14, 2010 22:05

:y:
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Re: regra de tres

Mensagempor gilbertoborn » Sex Set 10, 2010 18:32

ola, estou com duvida neste exercicio...nao consegui resolver de forma alguma...se algeum puder dar uma ajuda...agradeço...obrigadoo

Um secretário gastou 15 dias para desenvolver um certo projeto, trabalhando 7 horas por dia. Se o prazo concedido fosse de 21 dias para realizar o mesmo projeto, poderia ter trabalhado :

a) 2 horas a menos por dia. b) 2 horas a mais por dia.

c) 3 horas a menos por dia. d) 3 horas a mais por dia.
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Re: regra de tres

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 10, 2010 18:43

Gilberto, crie um novo tópico.
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Re: regra de tres

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 10, 2010 20:45

Um secretário gastou 15 dias para desenvolver um certo projeto, trabalhando 7 horas por dia. Se o prazo concedido fosse de 21 dias para realizar o mesmo projeto, poderia ter trabalhado :

a) 2 horas a menos por dia. b) 2 horas a mais por dia.

c) 3 horas a menos por dia. d) 3 horas a mais por dia.

15d ------------------ 7h/d
21d ------------------ x
(inv.)

\frac{7}{x} = \frac{21}{15}

\frac{7}{x} = \frac{7}{5}

\frac{1}{x} = \frac{1}{5}

x = 5h/d
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?