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Cinemática!

Dúvidas pendentes de estatística ou outras áreas (física, química etc), aguardando bacharéis dispostos e habilitados a ajudar.
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    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



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    Bons estudos!

Cinemática!

Mensagempor GABRUEL » Sex Jul 15, 2011 16:02

Boa tarde pessoal, blza?

Então, eu não consegui resolvê-lo de maneira alguma.
Fuvest é tenso.

Fuvest,

Uma escada rolante, de 6m de altura e 8m de base, transporta uma pessoa da base até o topo de escada num intervalo
de tempo de 20s. A velocidade média desta pessoa , em m/s, é:

Resposta é de 0,5m/s ... só que não consegui achar nada.

Bom, se nós multiplicarmos 6m de altura, pelos 8 metros de base, dará 48m total, correto?
Daí, \Delta{t} nós temos = 20s e o \Delta{s} seria os 48m Vm=  \Delta{s}\Delta{t} Delta S por Delta T
Obs: ( Não consegui colocar o Delta S por Delta T ) Desculpa ai.
Bom voltando, Vm= 48 por 20 \Rightarrow 2,4 m/s ... Não bate com a resposta... e agora?
daí pensei mais um pouco e tipow ... Trigonometria seria isso?

6m seria sen 8m o hip x = cos ?? isso?

Abraços.
GABRUEL
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Re: Cinemática!

Mensagempor Neperiano » Sex Jul 15, 2011 18:40

Ola

Primeiro você deve descobrir a extensão da escada rolante, então

D^2=h^2 + b^2
d^2 = 36+64
d=10

Logo velocidade média é deslocamento por tempo = 10/20 = 0,5

Atenciosamente
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Re: Cinemática!

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jul 15, 2011 20:27

Gabriel, não é necessário trigonometria neste caso. Note que a sua resposta não faz sentido: você tem uma escada rolante onde ele deu a distância horizontal e a distãncia vertical do ponto mais alto da escada, ou seja, o ponto final. O que você fez implica que a pessoa atravessou a escada horizontalmente e depois voou verticalmente para atingir o ponto.

O método certo é o que o Neperiano fez: primeira medida a ser tomada é descobrir qual será o deslocamento feito, ou seja, a distância percorrida quando a escada sobe. Note que isto forma um triângulo retãngulo com catetos de medida 6m e 8m, logo podemos aplicar o teorema de pitágoras e vamos encontrar que a hipotenusa, que é a distância percorrida pela escada, é 10m. O tempo total é 20 segundos, portanto:

V = \frac{\Delta S}{\Delta t} = \frac{10 m}{20s} = 0,5 \, \frac{m}{s}

Gabriel, ajudará e muito nestas questões se você começar a imaginar a situação e pensar fisicamente, esquecendo fórmulas e raciocinar qualitativamente. Não considere números, apenas como as coisas funcionam.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?