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Resolução de Problemas de Matemática

Dúvidas pendentes de estatística ou outras áreas (física, química etc), aguardando bacharéis dispostos e habilitados a ajudar.
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Resolução de Problemas de Matemática

Mensagempor davssilva » Qua Mar 03, 2010 14:06

Bom Dia!

Eu estou fazendo um Cruso de Matemática e a minha maior dificudade é na resolução de Problemas. Eu gostaria de saber se alguém tem alguma vamos dizer tecnica para resolução, Por exemplo de como reunir os dados importantes de forma organizada, por onde começar, conceitos, vou deixaR um problema de Trigonometria como exemplo
" Dois Observadores A e B vêem um Balão, respectivamente, sod angulos visuais de 20º e 40º. Sabendo que a distância entre A e B é de 200m, a qual altura o balão se encontra. Dados: tg20º=0.364 e tg40º=0,839"
Tem alguma tecnica ou modelo para recolher as infofrçãoes desse problema,
Desde de Já eu Fico Grato pela Ajuda

Atenciosamente
David de Sousa
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Re: Resolução de Problemas de Matemática

Mensagempor Elcioschin » Qua Mar 03, 2010 14:33

Primeiro faça um desenho aproximado:

1) Coloque numa linha horizontal os pontos A e B, sendo AB = 200 m
2) Num ponto entre A e B, mais próximo de B, coloque um ponto H.
3) Pelo ponto H trace uma vertical à reta AB.
4) Num ponto qualquer desta perpendicular coloque o ponto C(balão) ----> CH = h = altura do balão
5) Marque os ângulos CAB = 20º e CBA = 40°

Nos triângulos retângulos CHA e CHB temos:

tgCAH = CH/AH ----> tg20º = h/AH -----> AH = h/tg20º ---> Equação I

tgCBH = CH/BH ----> tg40º = h/BH -----> BH = h/tg40º ---> Equação II

AH + BH = 200 ----> h/tg20º + h/tg40° = 200 ----> h/0,364 + h/0,839 = 200 ----> (0,839 + 0,364)*h = 200*0,364*0,839

1,203*h = 61,0792 -----> h ~= 50,8 m
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Re: Resolução de Problemas de Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 03, 2010 18:19

Boa tarde.

David, acredito que seja interessante que você procure por um livro de um matemático famoso chamado George Polya, talvez te ajude. O nome é: How to Solve it: A new aspect of the Mathematical Method.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Re: Resolução de Problemas de Matemática

Mensagempor davssilva » Qua Mar 03, 2010 18:37

Vou Procurar Sim Obrigado Pela Dica !!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?