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probabilidades

Dúvidas pendentes de estatística ou outras áreas (física, química etc), aguardando bacharéis dispostos e habilitados a ajudar.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

probabilidades

Mensagempor tatimamedes » Sex Mar 01, 2013 00:57

Estou com dúvida no seguinte exercício:

Uma caixa contém 20 canetas iguais, das quais 7 são defeituosas, e outra caixa contém 12, das quais 4 são defeituosas. Uma caneta é retirada aleatoriamente de cada caixa. As probabilidades de que ambas não sejam defeituosas e de que uma seja perfeita e a outra não são respectivamente de:
A. 88,33% e 45,00%
B. 43,33% e 45,00%
C. 43,33% e 55,00%
D. 23,33% e 45,00%
E. 23,33% e 55,00%


Justifique sua resposta:

Resposta:
Caixa A= 20 Canetas, dessas 7 são defeituosas
Caixa B= 12 Canetas, dessas 4 são defeituosas

P[canetas boas] =
Probabilidade [canetas boas caixa A E canetas boas caixa B] =
P(canetas boas em A) = = 13/20=0,65 ou 65%
P(canetas boas em B)= =8/12=0,66666666ou 66,67%

Probabilidade [canetas boas caixa A E canetas boas caixa B]=0,65*0,66666666=0,43333333*100=43,33%
Resp. 1: As probabilidades de que ambas não sejam defeituosas são de 43,33%

2- Probabilidade [peça fabricada E peça defeituosa] = ??


Qual a probabilidade de que uma caneta escolhida ao acaso seja perfeita e a outra não?

Obs. Com a resolução da 1ª parte sei que a resposta para esse exercício será a B ou a C.
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Re: probabilidades

Mensagempor young_jedi » Sex Mar 01, 2013 22:57

vamos separar em dois casos
primeiro: se a caneta defeituosa for retirada da caixa de 20 canetas e caneta boa da caixa de 12
a probabilidade deste evento é

\frac{7}{20}.\frac{8}{12}=23,33\%

agora o contrario se a caneta boa for retirada da caixa de 20 canetas e a caneta defeituosa da caixa de 12
a probabilidade deste evento é

\frac{13}{20}.\frac{4}{12}=21,67\%

somando os dois

23,33+21,67=45\%
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Re: probabilidades

Mensagempor tatimamedes » Sex Mar 01, 2013 23:11

Entendi. Sua explicação foi muito boa.

Eu resolvi assim:

1- P[canetas boas] =
Probabilidade [canetas boas caixa A E canetas boas caixa B] =
P(canetas boas em A) = = 13/20=0,65 ou 65%
P(canetas boas em B)= =8/12=0,66666666ou 66,67%

Probabilidade [canetas boas caixa A E canetas boas caixa B]=0,65*0,66666666=0,43333333*100=43,33%
Resp. 1: As probabilidades de que ambas não sejam defeituosas são de 43,33%

2- Probabilidade [peça fabricada E peça defeituosa] =
Probabilidade [canetas defeituosas caixa A E canetas boas caixa A]+ Probabilidade [canetas defeituosas caixa B E canetas boas caixa B]=
7/20*13/20=0,35*0,65=0,2275 +
4/12*8/12=0,333333*0,6666666=0,222222 = 0,44972222*100=44,972222=~45%
Resp. 2: As probabilidades de que uma seja perfeita e a outra não são de 45%

Será que o meu raciocínio está errado?
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Re: probabilidades

Mensagempor young_jedi » Sex Mar 01, 2013 23:22

a primeira parte esta certo

agora a segunda não entendi porque voce multiplicou as probabilidade de se retirar uma boa da caixa A pela se retirar uma ruim da Caixa A
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Re: probabilidades

Mensagempor anabatista » Qua Abr 10, 2013 01:42

Vamos passo a passo...

primeiro determinamos os eventos
A= caneta da caixa A sem defeito P(A)= 7/20
a= caneta da caixa A com defeito P(a)=13/20
B= caneta da caixa B sem defeito P(B)= 4/12
b= caneta da caixa B com defeito P(b) = 8/12


A primeira parte está correta!

QUando se fala em probabilidade de ocorrer X e Y, ao mesmo tempo, utiliza-se P(X\cap Y) que é dada pelo produto das probabilidades.
Logo a probabilidade de ambas não serem defeituosas é P(A\cap B)= \frac{13}{20}.\frac{8}{12}= 43,33%


Parte 2:

Quando se pede para calcular a probabilidade de uma ser defeituosa e outra boa, não se determina de qual caixa vem logo,
a defeituosa pode vir da caixa A OU da caixa B. Quando se usa o termo OU, utiliza-se P(X\cup Y) que é dada pela soma das probabilidades.

Então teriamos as seguintes probabilidades,
ter defeito na caneta da caixa A E não ter na B P(a\cap B) OU (+) não ter defeito na A e ter na B P(A\cap b)
P(a\cap B) + P(A\cap b) = \frac{13}{20}.\frac{4}{12} + \frac{7}{20}.\frac{8}{12}= 45%

Resposta Letra B
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Re: probabilidades

Mensagempor tatimamedes » Qua Abr 10, 2013 15:43

Muito obrigada pela ajuda.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?