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Numeros inteiros 97

Numeros inteiros 97

Mensagempor Raphael Feitas10 » Qui Jan 20, 2011 22:44

Distribuindo-se certa quantidade de bombons para um grupo de crianças,recebendo cada uma 5 bombons.Entretanto,se resolvessemos da 7 bombons para cada criança,ficariam 4 crianças com um bombom cada.Calcule quantas crianças eram e quantos bombons foram destribuidos. R:12c e 60b
Cheguei ate aqui e parei ñ resolvie brother...

x+5=7x-4
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Re: Numeros inteiros 97

Mensagempor Renato_RJ » Sex Jan 21, 2011 00:25

Fala campeão, vamos "detonar" esse problema também ? Para fechar a noite bem....

Vamos definir as variáveis (engraçado, acho que já disse isso antes...), o número de crianças será x e o número total de bombons será y, definido isso, vamos ao problema....

"...Distribuindo-se certa quantidade de bombons para um grupo de crianças,recebendo cada uma 5 bombons(sic)...", campeão, se cada criança recebe 5 bombons, o número de bombons total será o produto do número de bombons de cada criança pelo número de cada criança, veja:

5 \cdot x = y

"...Entretanto,se resolvessemos da 7 bombons para cada criança,ficariam 4 crianças com um bombom cada(sic)...", aqui temos a seguinte situação, daremos 7 bombons para cada criança sendo que 4 delas ficarão com 1 bombom cada, logo o número de crianças que receberá 7 bombons será o número total de crianças menos o número de crianças que ficarão com 1 bombom cada (x - 4), então para termos o total de bombons temos que somar o número de bombons das 4 crianças, logo:

7 \cdot (x - 4) + 4 = y

Lembre-se, (x - 4) é o número de crianças que irá receber os 7 bombons, isto é, o total de crianças, x, menos as 4 que receberão 1 bombom cada. Mas 7 \cdot (x - 4) só me diz quantos bombons teremos quando dermos os 7 bombons para as crianças, para termos o total de bombons da caixa temos que somar os 4 bombons das crianças que só receberão 1 bombom cada, isto é, 4 crianças, então a equação fica daquele jeito.

Agora vamos igualar as equações:

5 \cdot x = 7 \cdot (x - 4) + 4 \Rightarrow \, 5 \cdot x = 7 \cdot x - 28 + 4 \Rightarrow \, 5 \cdot x = 7 \cdot x - 24

Arrumando a casa passando letras para um lado e números para o outro, teremos:

2 \cdot x = 24 \Rightarrow \, x = 12

Logo o número de crianças é 12, então o número de bombons será 5 \cdot x \Rightarrow \, 5 \cdot 12 = 60

Espero ter ajudado..

Abs,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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Re: Numeros inteiros 97

Mensagempor Raphael Feitas10 » Sex Jan 21, 2011 14:28

Me ajudou e muito valeu brother muito obrg.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?