• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Tabela Regularidade Operacional

Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor Lana Brasil » Dom Abr 17, 2016 20:06

Boa noite.

A tabela abaixo apresenta uma regularidade operacional. Descubra o padrão algébrico.
Entrada -

Saída -

Resposta: Padrão algébrico = (4w/3)-1

A cada entrada corresponde uma saída, respectivamente. Os espaços com traços são para completar depois de encontrar o padrão algébrico.
Nunca vi nada desse tipo. Já fiz diversos exercícios de sequência, onde se consegue relacionar  a figura com a quantidade de elementos com facilidade.
Estou há mais de 3 hs fazendo todas as tentativas possíveis. Não consegui descobrir.
Por favor, poderiam me explicar como raciocinar para descobrir esse padrão. Queria entender como montar a relação de entrada e saída.
Agradeço pela ajuda.
Lana Brasil
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor adauto martins » Ter Abr 19, 2016 18:48

ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 704
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor Lana Brasil » Qua Abr 20, 2016 08:23

adauto martins escreveu:ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...


Bom dia.
Não sei responder, pois o professor não falou. O que ele disse é que a resolução é do ensino fundamental.
Estamos sempre estudando diversas matérias ao mesmo tempo, revisando todos os conteúdos. E esse exercício foi um deles.
Obrigada.
Lana Brasil
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor adauto martins » Sex Abr 22, 2016 20:07

minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
36=3n-2\Rightarrow n=38/3(\neq\in) N(naturais) o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 704
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor Lana Brasil » Dom Mai 01, 2016 15:39

adauto martins escreveu:minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
36=3n-2\Rightarrow n=38/3(\neq\in) N(naturais) o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...



Boa tarde Adauto.

Agradeço muito pela ajuda.
O professor finalmente ensinou com conhecimentos apenas do fundamental.
Usando dois pares que tem Entrada e Saída:
entrada de 6 até -3 = 9 saída de 7 até -5 = 12 dividindo 12/9 = 4/3
fazemos 4/3 . 6 = 8, qual a operação para chegar em 7? -1, ou seja, 4/3x - 1 é a resposta.
Espero ter conseguido explicar direito.
Lana Brasil
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Tabela Regularidade Operacional

Mensagempor adauto martins » Seg Mai 02, 2016 14:45

minha cara lana,
a soluçao apresentada pelo seu professor eu nao concordo,vamos aos meus argumentos...
entrada(36,-,69)\rightarrowsaida(-,7,1,5,-11)...
1)primeiramente,como dito anteriormente,4 entradas e 6 saidas,nao faz sentido...
2)o par (3,6)\rightarrow(7,5)...nao se tem o par (3,6),tem o num.36...e a conta feita é mais uma induçao a uma resposta da saida,q. propriamente uma soluçao...desculpe-me mas é isso...
ps-nosso ensino de matematica esta cada vez mais defasado,sem qualidade e intençao de se fazer matematica...isso nao é pra vc,minha cara lana,mas sim pra um sistema de educaçao cada vez pior...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 704
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Sequências

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.