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por Lana Brasil » Dom Abr 17, 2016 20:06
Boa noite.
A tabela abaixo apresenta uma regularidade operacional. Descubra o padrão algébrico.
Entrada -
Saída -
Resposta: Padrão algébrico = (4w/3)-1
A cada entrada corresponde uma saída, respectivamente. Os espaços com traços são para completar depois de encontrar o padrão algébrico.
Nunca vi nada desse tipo. Já fiz diversos exercícios de sequência, onde se consegue relacionar a figura com a quantidade de elementos com facilidade.
Estou há mais de 3 hs fazendo todas as tentativas possíveis. Não consegui descobrir.
Por favor, poderiam me explicar como raciocinar para descobrir esse padrão. Queria entender como montar a relação de entrada e saída.
Agradeço pela ajuda.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Ter Abr 19, 2016 18:48
ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...
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adauto martins
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por Lana Brasil » Qua Abr 20, 2016 08:23
adauto martins escreveu:ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...
Bom dia.
Não sei responder, pois o professor não falou. O que ele disse é que a resolução é do ensino fundamental.
Estamos sempre estudando diversas matérias ao mesmo tempo, revisando todos os conteúdos. E esse exercício foi um deles.
Obrigada.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Sex Abr 22, 2016 20:07
minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...
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adauto martins
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por Lana Brasil » Dom Mai 01, 2016 15:39
adauto martins escreveu:minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...
Boa tarde Adauto.
Agradeço muito pela ajuda.
O professor finalmente ensinou com conhecimentos apenas do fundamental.
Usando dois pares que tem Entrada e Saída:
entrada de 6 até -3 = 9 saída de 7 até -5 = 12 dividindo 12/9 = 4/3
fazemos 4/3 . 6 = 8, qual a operação para chegar em 7? -1, ou seja, 4/3x - 1 é a resposta.
Espero ter conseguido explicar direito.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Seg Mai 02, 2016 14:45
minha cara lana,
a soluçao apresentada pelo seu professor eu nao concordo,vamos aos meus argumentos...
entrada(36,-,69)
saida(-,7,1,5,-11)...
1)primeiramente,como dito anteriormente,4 entradas e 6 saidas,nao faz sentido...
2)o par (3,6)
(7,5)...nao se tem o par (3,6),tem o num.36...e a conta feita é mais uma induçao a uma resposta da saida,q. propriamente uma soluçao...desculpe-me mas é isso...
ps-nosso ensino de matematica esta cada vez mais defasado,sem qualidade e intençao de se fazer matematica...isso nao é pra vc,minha cara lana,mas sim pra um
sistema de educaçao cada vez pior...
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adauto martins
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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