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Sequência Recorrente

Sequência Recorrente

Mensagempor CJunior » Qui Jun 19, 2014 15:42

Olá pessoal, eu estou com muita dúvida na questão abaixo, não sei nem como começar a responder!!!
Sejam r_{1}=3 e r_{n}=r_{n-1}^{2}-2, \forall n \ge2. Se s_{n}=r_{n}-2 para n \ge 1, prove que s_{j} tem, no mínimo, 2.3^{j-2} divisores positivos, j \ge 2.

Eu gostaria também que vocês me indicassem algum material bom e gratuito, especialmente em pdf e de caráter introdutório, pelo qual eu aprenderei a resolver problemas que envolvam sequências, como o problema acima, recorrências e produtos e somas telescópicas a nível olímpico(nível 2). Desde já, muito obrigado!!!
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Re: Sequência Recorrente

Mensagempor e8group » Sex Jun 20, 2014 01:24

Segue minha dicas .

Proposta 1 :

Indução Matemática . Está familiarizado com indução ?

Proposta 2 . Para n=1,2,\hdots ,segue-se que

S_{n+1} = \underbrace{ r_{n+1}}_{r_n^2 - 2} -2  = r_n^2 - 4 =  r_n^2 - 2^2 = \underbrace{(r_n -2)}_{S_n}(r_n+2)   = S_n(r_n+2) (Fórmula recursiva ) equivalentemente

S_n = S_{n-1}  (r_{n-1} +2) para n = 2,3,4 ,\hdots .

Podemos utilizar a fórmula recursiva para escrever S_n em função de S_1 (a fórmula é válida sempre que o índice \geq 2 ) .Assim , por exemplo

S_3 = S_2(r_2 +2) = S_1(r_1+2)(r_2+2) . Em geral , tem-se

S_n = S_1(r_1+ 2) \cdots (r_{n-1} +2)  = (r_1+ 2) \cdots (r_{n-1} +2) =  \prod_{k=1}^{n-1}  (r_k +2) .

Deixe m_k =r_k +2   , k = 1,\hdots  , n-1 , então

S_n =  m_1 m_2 \cdots m_{n-1} .

A ideia agora é encontrar todos números x_i (distintos) que é escrito como produto de k termos distintos da lista m_1 ,  m_2 , \hdots, m_{n-1} para k=1,2,3 , \hdots , n-1 .A pergunta é , escolhendo-se k números acima dentro dos n-1 , quanto números x_i teremos ?? A respota p/ está pergunta será a quantidade mínima [/tex] .

Para cada k = 1, \hdots , n-1 . Temos que a quantidade de k-uplas da forma V_i = (\alpha_1(i),\hdots , \alpha_k(i)) de modo que [\alpha_1(i) \cdots   \alpha_k(i) ]  \neq  [\alpha_1(j) \cdots   \alpha_k(j) ]  \forall i\neq j , com \alpha_i sendo algum dos m_1,m_2, \hdots , m_{n-1} é \binom{n-1}{k} que é a mesma quantidade de produtos distintos da forma \alpha_1(i) \cdots  \alpha_k(i) .

Logo , o n° mínimo requerido é

\sum_{k=1}^{n-1} \binom{n-1}{k} =  \sum_{k=0}^{n-2} \binom{n-1}{k+1} e

\binom{n-1}{k-1} = \frac{(n-1)!}{(n-1-k)!k!}  =  \frac{n-1}{n-1-k}\frac{(n-2)!}{(n-2-k)!k!} =  \frac{n-1}{n-1-k}\binom{n-2}{k} = \binom{n-2}{k} 2^{k+1} +  \binom{n-2}{k} \cdot (\frac{k}{n-1-k} + 1 -2^{k+1}) .

Desde que ,


\frac{k}{n-1 -k} +1 - 2^{k+1}  = \frac{(n-1)(1-2^{k+1}) + k2^{k+1}}{n-1 -k} \leq 0

Segue-se que

\sum_{k=0}^{n-2} \binom{n-1}{k-1}  \leq \sum_{k=0}^{n-2} \binom{n-2}{k} 2^{k+1} = 2   \sum_{k=0}^{n-2} \binom{n-2}{k} 2^{k} = 2 \cdot 3^{n-2} .

Aí fica minhas sugestões ; acho que a proposta 1 é mais adequada .
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Re: Sequência Recorrente

Mensagempor e8group » Sex Jun 20, 2014 12:12

Na verdade , errei na digitação .

O certo seria \binom{n-1}{k+1} e não \binom{n-1}{k-1} ...

Aproveitando os cálculos basta trocar k por k+2 e manipular combinação em função da de n-2 a k ; mesmo assim a desigualdade é válida . Além disso , há mais divisores ; pois

r_{k+1} = r_{k} ^2 -  2 sempre que k \in \{1,3, \hdots   \} , então

S_n =  \prod_{k=1}^{n-1} (r_k +2) =  (r_1 +2) \prod_{k=2}^{n-1} (r_{k} +2) = 5  \prod_{k=1}^{n-2} \underbrace{(r_{k+1} +2) }_{r_{k}^2} sempre que n \in \{3,4,5, \hdots \} . Por este lado , nota-se que algum dos divisores de S_n são escritos como

\beta(y_1,y_2, \hdots ,y_{n-1})  =  5^{y_1}  \cdot r_1^{2y_2} \cdots r_{n-2}^{2y_{n-1}} com y_i = 0 ou 1 .

Todos estes números certamente dividem S_n . Se analisar todas as possibilidades juntamente com aquelas que já fizemos somando-se obterá um n° que é menor o igual 2 \cdot 3^{n-2}(se não errei contas ) ; logo este número sempre cumpre com o mínimo requerido .Mas vale ressaltar a importância de usar a indução matemática , essa sim é mais é mais precisa e formal . Pode-se que fizemos algumas afirmações que não cumprem com os termos depois dos "..." , pq não ?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?