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PG: Proliferação de bactérias

PG: Proliferação de bactérias

Mensagempor Celma » Seg Jul 15, 2013 22:42

Boa noite!

Eu não consigo entender como é possível calcular o tempo se, em ambos os casos, o tempo já foi informado.

A partir de um valor inicial igual a 16000, certa população P1 de bactérias dobra a cada 30 minutos. Simultaneamente, partindo de um valor inicial 8 vezes menor, outra população P2 de bactérias cresce, dobrando de valor a cada 15 minutos. Em qual instante t as duas populações terão o mesmo valor?

P1 = P2

16000 * {2}^{30} = 2000 * {2}^{15}


Muito obrigada!
Celma
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Re: PG: Proliferação de bactérias

Mensagempor Russman » Seg Jul 15, 2013 23:55

A população P_1(t) é função do tempo com período T, que no caso é de 30 min. O mesmo acontece para a população P_2(t) que também é função do tempo com período T=15 min. As equações que regem o crescimento das populações são

\left\{\begin{matrix}
P_{1}\left ( \frac{t}{30}+1 \right  ) = 2 P_{1}\left ( \frac{t}{30} \right  )\\ 
P_{2}\left ( \frac{t}{15}+1 \right  ) = 2 P_{1}\left ( \frac{t}{15} \right  )
\end{matrix}\right.

cuja solução é, identificando a equação de progressões geométricas,

\left\{\begin{matrix}
P_{1}\left ( t \right ) = P_{1} \left ( 0 \right )2^{\frac{t}{30}}\\ 
P_{2}\left ( t \right  ) = P_{2} \left ( 0 \right )2^{\frac{t}{15}}
\end{matrix}\right.

O problema informa que P_{2}\left ( 0 \right )= \frac{1}{8}P_{1} \left ( 0 \right ) = \frac{1}{2^{3}}P_{1} \left ( 0 \right ) de modo que

\left\{\begin{matrix}
P_{1}\left ( t \right ) = P_{1} \left ( 0 \right )2^{\frac{t}{30}}\\ 
P_{2}\left ( t \right  ) = P_{1} \left ( 0 \right )2^{\left (\frac{t}{15}-3  \right )}
\end{matrix}\right.

e ainda pede em que instante as populações terão o mesmo valor. Para isto temos de calcular para qual t que

P_{1}\left ( t \right ) = P_{2}\left ( t \right  ).

Facilmente simplificamos o problema para

2^{\frac{t}{30}} = 2^{\left (\frac{t}{15}-3  \right )}.

Ou seja, quando

\frac{t}{30} = \frac{t}{15}-3  \Rightarrow t=2t-90 \Rightarrow t=90 min

ou seja, após decorridos 90 minutos de crescimento ambas populações terão o mesmo número de indivíduos.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?