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Derivada Implícita

Derivada Implícita

Mensagempor ariclenesmelo » Ter Out 23, 2012 14:32

Um Navio deixa um Porto ao meio dia e desloca-se para o oeste com velocidade de 20 nos( um no e uma milha náutica por hora e 1 milha náutica eqüivale a aproximadamente 2km) Ao meio dia do dia seguinte um segundo navio deixa o mesmo Porto e viaja para noroeste a 15nos. Com que velocidade os navios se separam quando o segundo navio percorreu 90milhas náuticas.

Cheguei as seguintes conclusões x= 480 + 20t e y= 15t. Isso do ponto Inicial .. sei que quando o y percorrer 90 milhas o x estará há 600 milhas do Ponto Inicial.
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Re: Derivada Implícita

Mensagempor young_jedi » Ter Out 23, 2012 19:47

Temos que levar em consideraçãoa direção que cada um deles toma

se um sai para oeste e o outro para noroeste, e ambos partem em linha reta, o angulo entre a direção de ambos é 45º
portanto podemos construir um triangulo onde cada navio é um vertice e o porto é outro vertice, portanto um dos lados do triangulo é dado por x(t) e o outro é dado por y(t) essas duas equações voce ja determinou, voce quer determinar o outro lado do triangulo, que nos diz qual é a distancia entre os dois navios, recorrendo a lei dos cossenos podemos determinar por:

s^2=x^2+y^2-2.x.y.cos45^o

portanto

s(t)=\sqrt{x^2(t)+y^2(t)-2.x(t).y(t).\frac{\sqrt{2}}{2}}

s(t)=\sqrt{x^2(t)+y^2(t)-\sqrt{2}.x(t).y(t).}

a velocidade com a qual os navios se seraram é justamente a taxa de varia da distancia entre eles portano

v=\frac{ds(t)}{dt}

aplicando na função de s(t) teremos

\frac{ds(t)}{dt}=\frac{1}{2}.\frac{1}{\sqrt{x^2(t)+y^2(t)-\sqrt{2}.x(t).y(t)}}.\left(2x(t).\frac{dx}{dt}+2.y(t).\frac{dy}{dt}-\sqrt{2}y(t).\frac{dx}{dt}-\sqrt{2}.x(t).\frac{dy}{dt}\right)

substituindo pelas posições x(t) e y(t) que voce ja determinou e pelas velocidades \frac{dx}{dt} e \frac{dy}{dt} que voce tambem conhece se chega a velocidade de afastamento dos navios
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Re: Derivada Implícita

Mensagempor ariclenesmelo » Qui Out 25, 2012 21:54

f(x)=\frac{2*600*20+2*90*15-\sqrt{2}*600*15-\sqrt{2}*90*20}{2*\sqrt{600^2+90^2-\sqrt{2}*600*90}}
Cheguei nessa conta, sei que o resultado esta correto, porém estou com dificuldades de desenvolver.. Desculpe lhe incomodar e pq estou aprendendo sozinho, somente assistindo vídeo aulas.. desde já muito Obrigado.. O resultado da =10,57
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Re: Derivada Implícita

Mensagempor young_jedi » Qui Out 25, 2012 22:33

tranquilo
primeiro resolvendo as multiplicações

\frac{ds}{dt}=\frac{24000+2700-9000\sqrt{2}-1800\sqrt{2}}{2.\sqrt{360000+8100-54000\sqrt{2}}}

resolvendo as somas e subtrações possiveis

\frac{ds}{dt}=\frac{26700-10800\sqrt{2}}{2.\sqrt{368100-54000\sqrt{2}}}

substituino a raiz de dois por 1,414 aproximadamente

\frac{ds}{dt}=\frac{26700-15271,2}{2.\sqrt{368100-76356}}

resolvendo as subtrações

\frac{ds}{dt}=\frac{11428,8}{2.\sqrt{291844}}

extraindo a raiz

\frac{ds}{dt}=\frac{11428,8}{2.540,23}

resolvendo a divisão

\frac{ds}{dt}=10,57

espero que a primeira parte da derivada e da relação entre os pontos onde estão os navio e o porto tenha ficado claro.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?