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[Integrais] Problema com resolucao

[Integrais] Problema com resolucao

Mensagempor gabrielnandi » Qui Jun 28, 2012 01:25

Caso possivel alguem ajudar na resolucao agradeco, estou com muitas dificuldade
Conforme a figura abaixo, suponha que uma vareta com um dos extremos fixos no polo de um sistema de coordenadas polares gire no sentido anti-horario a uma taxa constante de 1Rad/s. No instante t=0 um besouro sobre a vareta esta a 10mm do polo e se movendo para fora ao longo da vareta com uma velocidade constante de 2m/s. Sabendo que a equacao que descreve o caminho percorrido eh: r=20+10, determine a distancia que o besouro percorre durante os 5 primeiros segundos..
abaixo a imagem
Anexos
UFSC.jpg
Imagem mencionada
gabrielnandi
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Re: [Integrais] Problema com resolucao

Mensagempor Russman » Qui Jun 28, 2012 08:12

O ponto de partida é identificar o diferencial de comprimento da trajetória. Este é

ds=r(\theta).d \theta.

Portanto, o comprimento total da curva entre os ângulos \theta (t_1) e \theta (t_2) é dado por

S=\int_{ \theta (t_1)}^{ \theta (t_2)}r( \theta )d\theta.

Veja que temos duas informações para o problema, quanto ao comportamento da evolução de r(\theta ) e \theta.

\left\{\begin{matrix}
\frac{d}{dt}r=v\\ 
\frac{d}{dt}\theta =\omega
\end{matrix}\right.

onde v e \omega são constantes dadas.
Assim,

\left\{\begin{matrix}
\frac{d}{dt}r=v \Rightarrow  r(t)=r(0)+vt\\ 
\frac{d}{dt}\theta =\omega  \Rightarrow  d\theta (t)=\omega  dt
\end{matrix}\right..

Substituindo na fórmula inicial, temos

S=\int_{ \theta (t_1)}^{ \theta (t_2)}r( \theta )d\theta = \int_{0}^{t}(r(0)+vt)\omega  dt=S(0)+\omega r(0)t+\frac{1}{2}\omega vt^{2}.

Portanto, reunindo as informações do problema

S(t)=S(0)+\omega r(0)t+\frac{1}{2}\omega vt^{2} = 0 + 1.10.10^{-3}t+\frac{1}{2}1.2.t^{2} = 10^{-2}t+t^{2}.

Logo, para t=5

S(t)=10^{-2}t+t^{2} \Rightarrow  S(5) = 10^{-2}.5 + 25 = 25+\frac{1}{20} m.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?