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[Taxa de variação] verificar o desenvolvimento .

[Taxa de variação] verificar o desenvolvimento .

Mensagempor e8group » Sex Jun 01, 2012 20:02

Quando duas resistências elétricas R1 e R2 são ligadas em paralelo ,a resistência total R é dada por
1/R =(1/R1) +(1/R2) . Se R1 e R2 aumentam à razão de 0,01 ohms/s e 0,02 ohms/s .Qual a taxa de variação de R no instante que R1 =30 ohms e R2 = 90 ohms ? ( resposta : 0,11/16 ohms/s) .

Obs.:( Desenvolvi este exercício ,entretanto minha resposta difere do gabarito) .

Gostaria de saber onde estou errando no meu desenvolvimento .

solução :
\frac{1}{R} = \frac{1}{R1} +\frac{1}{R2}  -> R = \frac{R1R2} {(R1+R2)}\rightarrow \frac{d}{dt}R = \frac{d}{dt}(\frac{R1R2}{R1+R2})\rightarrow\frac{d}{dt}R =\frac{ (R1+R2)\frac{d}{dt}(R1R2)-(R1R2)\frac{d}{dt}(R1+R2)}{(R1+R2)^2}= \frac{R2(\frac{d}{dt}R1)+R1(\frac{d}{dt}R2)}{R1+R2} - \frac{R1R2(\frac{d}{dt}R1+\frac{d}{dt}R2)}{(R1+R2)^2}

Fazendo as contas com os valores fornecidos ,achei d(R)/dt = 0,07/16 ohms/s .
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Re: [Taxa de variação] verificar o desenvolvimento .

Mensagempor Russman » Sáb Jun 02, 2012 03:33

Acredito que você tenha complicado um pouco a derivação. Tente fazer assim:

\frac{1}{R} = \frac{1}{R_{1}} + \frac{1}{R_{2}} \Rightarrow \frac{\mathrm{dR} }{\mathrm{d} t}= R^{2}\left (\frac{1}{R_{1}^{2}}\frac{\mathrm{dR_{1}} }{\mathrm{d} t} + \frac{1}{R_{2}^{2}}\frac{\mathrm{dR_{2}} }{\mathrm{d} t}  \right )\Rightarrow \frac{\mathrm{dR} }{\mathrm{d} t}= \left ( \frac{1}{\frac{1}{R_{1}} + \frac{1}{R_{2}}} \right )^{2}\left (\frac{1}{R_{1}^{2}}\frac{\mathrm{dR_{1}} }{\mathrm{d} t} + \frac{1}{R_{2}^{2}}\frac{\mathrm{dR_{2}} }{\mathrm{d} t}  \right )


Tente agora e veja se funciona.
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Re: [Taxa de variação] verificar o desenvolvimento .

Mensagempor e8group » Sáb Jun 02, 2012 10:24

Russman ,realmente minha derivação foi mais complicada ,de fato usando R^(-1) =R1^(-1)+R2^(-1) e utilizando a( regra da cadeia) fica bem mais simples a derivação .sendo assim,agora a resposta estar de acordo com o gabarito .obrigado.

abraço!
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Re: [Taxa de variação] verificar o desenvolvimento .

Mensagempor vivik » Qui Mai 17, 2018 05:40

Conseguiu responder? Poderia me ajudar?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?