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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por engrangel » Qua Abr 18, 2012 15:46
gostaria de saber se alguem pode me informar uma previa de qual o primeiro passo para se resolver questoes envolvendo integrais por frações parciais. Pois estou dando inicio a esse assunto , mas nao consigo acompanha-lo. segue uma questão e gostaria se alguem soubesse responder , postasse o passo a passo da questao para um melhor entendimento.
questao:
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engrangel
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por LuizAquino » Qui Abr 19, 2012 14:53
engrangel escreveu:gostaria de saber se alguem pode me informar uma previa de qual o primeiro passo para se resolver questoes envolvendo integrais por frações parciais. Pois estou dando inicio a esse assunto , mas nao consigo acompanha-lo. segue uma questão e gostaria se alguem soubesse responder , postasse o passo a passo da questao para um melhor entendimento.
- figura1.jpg (6.04 KiB) Exibido 2728 vezes
Se você deseja estudar esse conteúdo, então eu gostaria de recomendar as videoaulas "29. Cálculo I - Integração por Frações Parciais (Caso I e II)" e "30. Cálculo I - Integração por Frações Parciais (Caso III e IV)". Elas videoaulas estão disponíveis em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquinoAlém disso, para estudar a resolução dessa integral você pode usar um programa. Por exemplo, o
SAGE, o Mathematica, o Maple, etc.
Alguns desses programas são disponibilizados também na forma de uma página na internet. É o caso do
SAGE Notebook e do Mathematica. Por exemplo, siga os passos abaixo para conferir a resolução.
- Acesse a página: http://www.wolframalpha.com/
- No campo de entrada, digite:
- Código: Selecionar todos
integrate (2x^2 + 5x + 4)/(x^3 + x^2 + x - 3) dx
- Clique no botão de igual ao lado do campo de entrada.
- Espere aparecer o resultado da derivada. Clique então no botão "Show steps" que fica ao lado do resultado.
- Pronto! Agora basta estudar o procedimento.
Por fim, para que você possa digitar as notações adequadas aqui no fórum, eu aproveito para indicar o seguinte tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74
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LuizAquino
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por engrangel » Qui Abr 19, 2012 17:47
cara
obrigado pela dica e pelas informações, me ajudou muito.
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engrangel
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por 380625 » Sex Jul 05, 2013 15:18
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Álgebra Elementar
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por fasaatyro » Qui Dez 04, 2014 09:18
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por Bruhh » Qua Set 29, 2010 18:20
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por ewald » Qui Set 08, 2011 15:10
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por paolaads » Seg Out 22, 2012 21:08
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- Última mensagem por MarceloFantini
Ter Out 23, 2012 18:56
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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