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por Leandro_Araujo » Ter Mar 06, 2012 01:11
Boa noite, estou com dificuldades em derivar a seguinte função
A resposta apresentada é a seguinte
Desde já agradeço!
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Leandro_Araujo
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por LuizAquino » Ter Mar 06, 2012 01:54
Leandro_Araujo escreveu:estou com dificuldades em derivar a seguinte função
Qual foi o seu desenvolvimento? Envie a sua tentativa para que possamos corrigi-la.
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LuizAquino
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por Leandro_Araujo » Ter Mar 06, 2012 09:54
Derivando pela regra do quociente:
Dessa parte em diante não sei se eu transformo as raízes em potência...tive algumas tentativas mas sem sucesso. As vezes quando o exercício tem resposta acaba nos prejudicando, fico tentando direcionar meu raciocínio para a resposta e travo.
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Leandro_Araujo
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por LuizAquino » Ter Mar 06, 2012 10:34
Leandro_Araujo escreveu:Derivando pela regra do quociente:
Ok.
Leandro_Araujo escreveu:
Aqui tem um erro de digitação. Você esqueceu de retirar o 1/2 que aparece multiplicando a segunda expressão.
O correto seria ficar:
A partir daí, é só uma questão de manipulação algébrica.
Leandro_Araujo escreveu:Dessa parte em diante não sei se eu transformo as raízes em potência...
Você deve transformar a potência -1/2 em um radical.
Agora tente continuar o desenvolvimento. Comece efetuando a soma que aparece no numerador.
Leandro_Araujo escreveu:As vezes quando o exercício tem resposta acaba nos prejudicando, fico tentando direcionar meu raciocínio para a resposta e travo.
As respostas apresentadas nos livros tipicamente estão na forma mais simplificada possível.
Portanto, você precisa efetuar todas as simplificações.
Se você estiver com dificuldades em relação a isso, então eu recomendo que você revise os conteúdos do nível fundamental e médio.
Para ajudar nessa revisão, eu recomendo o canal do Nerckie:
http://www.youtube.com/nerckie
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por Leandro_Araujo » Ter Mar 06, 2012 12:49
resolvendo a soma, tirei o m.m.c:
retirando
da raiz e somando com 2x e posteriormente invertendo o denominador e transformando a divisão em multiplicação encontrei:
Encontrando enfim a resposta apresentada.
Bom minha dificuldade foi em complicar demais primeiro quando encontrei no denomidador uma raiz quadrada elevada a potencia 2, quis simplificar e acabou complicando o calculo. E aluno sempre que vê um número estranho acha que está tudo errado. Bom a lista de exercicios dada por meu professor é bem extensa, vou concluí-la e acho que vai servir como uma boa revisão sobre simplificação.
De qualquer maneira darei uma olhada nos videos indicados.
Agradeço pela luz!
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Leandro_Araujo
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por LuizAquino » Ter Mar 06, 2012 13:40
Leandro_Araujo escreveu:resolvendo a soma, tirei o m.m.c:
Ok. Mas há um errinho de digitação. Não existe aquele 2 sobre o radical do denominador. Isto é, a expressão correta é:
Leandro_Araujo escreveu:retirando 9-4x da raiz e somando com 2x e posteriormente invertendo o denominador e transformando a divisão em multiplicação encontrei:
Ok. Mas há outro errinho de digitação. Aquele 2 no final deve estar elevando o radical no denominador. Isto é, a expressão correta é:
Leandro_Araujo escreveu:Encontrando enfim a resposta apresentada.
Ok.
Leandro_Araujo escreveu:Bom minha dificuldade foi em complicar demais primeiro quando encontrei no denomidador uma raiz quadrada elevada a potencia 2, quis simplificar e acabou complicando o calculo.
Neste caso, bastaria ter feito:
Leandro_Araujo escreveu:E aluno sempre que vê um número estranho acha que está tudo errado.
Esqueça isso! Você ainda fará muitos exercícios trabalhosos em Cálculo, que a primeira vista o desenvolvimento irá parecer "estranho".
Leandro_Araujo escreveu:Bom a lista de exercicios dada por meu professor é bem extensa, vou concluí-la e acho que vai servir como uma boa revisão sobre simplificação.
Com certeza vai.
Leandro_Araujo escreveu:De qualquer maneira darei uma olhada nos videos indicados.
Faça isso. Com certeza aquele canal pode lhe ajudar em diversos momentos do seu curso, sempre que você precisar revisar algum conteúdo de Matemática do ensino fundamental ou médio.
Por fim, se você desejar revisar os conceitos de Cálculo, então eu gostaria de indicar o meu canal:
http://www.youtube.com/LCMAquino
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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