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Alguem pode me ajudar com este exercício?

Alguem pode me ajudar com este exercício?

Mensagempor phvicari » Sáb Fev 18, 2012 16:19

Olá, pessoal, estou com um exercício na mão aqui envolvendo função logarítimica, alguem poderia me ajudar com a parte inicial dele?

Aqui vai:

Considere a curva y=2 ln(x), onde "l" é a reta que passa pela origem e é tangente à curva no ponto "P". Considere também uma reta qualquer "m", perpendicular a "l" no ponto de tangencia "P".

Pergunta: Considerando que a cordenada x de P (Px) seja "t", o valor de ln (t) é?


PS: A resposta é que "t" vale e, portanto ln (t) é 1, mas não consigo de forma alguma chegar nesse valor para "t", alguem poderia me ajudar?
phvicari
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Re: Alguem pode me ajudar com este exercício?

Mensagempor LuizAquino » Sáb Fev 18, 2012 17:31

phvicari escreveu:Considere a curva y=2 \ln(x), onde "l" é a reta que passa pela origem e é tangente à curva no ponto "P". Considere também uma reta qualquer "m", perpendicular a "l" no ponto de tangencia "P".

Pergunta: Considerando que a cordenada x de P (Px) seja "t", o valor de ln (t) é?


Sabemos que a reta tangente a função f(x) no ponto P=(t, f(t)) é dada por:

y - f(t) = f^{\prime}(t)(x - t)

Como deseja-se que essa reta passe pela origem, o ponto x=0 e y=0 deve satisfazer essa equação. Ou seja, devemos ter:

- f(t) = -tf^{\prime}(t)

No exercício, temos que f(x)=2\ln x . Lembrando que f^\prime(x) = \frac{2}{x} , temos que a equação anterior será equivalente a:

- 2\ln t = - t\left(\frac{2}{t}\right)

Agora tente terminar o exercício.
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Re: Alguem pode me ajudar com este exercício?

Mensagempor phvicari » Sáb Fev 18, 2012 23:12

Professor LuizAquino, muito abrigado pela ajuda, consegui terminar o exercício e entendi perfeitamente a explicação.

Abraços.
phvicari
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Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: zig - Sex Set 23, 2011 13:57

{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41

zig escreveu:{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo: {\frac{1}{4}}^{-1} = \frac{4}{1}

Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é \frac{1}{20} , ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja: {0,05}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{1}{20}}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{20}{1}}^{\frac{1}{2}} = \sqrt[2]{20}

A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?

Espero ter ajudado.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23

Nós podemos simplificar, um pouco, sqrt(20) da seguinte forma:

sqrt(20) = sqrt(4 . 5) = sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 sqrt(5).

É isso.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24

Nós podemos simplificar, um pouco, \sqrt(20) da seguinte forma:

\sqrt(20) = \sqrt(4 . 5) = \sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 \sqrt(5).

É isso.