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Dificuldade em exercícios de demonstração

Dificuldade em exercícios de demonstração

Mensagempor lipelfnc » Qua Jan 25, 2012 20:16

Primeiros dois exercícios, "de calcular mesmo", do guidorizzi que empaquei. De resto, só os de demonstração que estão me pegando mesmo.

\lim_{x \rightarrow 0}\frac{x - tgx}{x + tgx}

Tentei substituir tgx = senx/cosx, mas travei quando corta os cosx
No gabarito diz que o resultado é 0.

\lim_{x \rightarrow 1}\frac{sen (x\pi)}{x - 1}
Nesse tentei de vários jeitos, inclusive com a propriedade do limite fundamental.


E obrigado pelas dicas quanto aos exercícios de demonstração.
lipelfnc
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Re: Dificuldade em exercícios de demonstração

Mensagempor LuizAquino » Qua Jan 25, 2012 20:41

lipelfnc escreveu:\lim_{x \to 0}\frac{x - \textrm{tg}\,x}{x + \textrm{tg}\,x}

Tentei substituir tgx = senx/cosx, mas travei quando corta os cosx
No gabarito diz que o resultado é 0.


\lim_{x \to 0}\frac{x - \textrm{tg}\,x}{x + \textrm{tg}\,x} = \lim_{x \to 0} \frac{x - \frac{\textrm{sen}\,x}{\cos x}}{x + \frac{\textrm{sen}\,x}{\cos x}}

= \lim_{x \to 0} \frac{x\cos x - \textrm{sen}\,x}{x\cos x + \textrm{sen}\,x}

= \lim_{x \to 0} \frac{(x\cos x - \textrm{sen}\,x) : x}{(x\cos x + \textrm{sen}\,x) : x}

= \lim_{x \to 0} \frac{\cos x - \frac{\textrm{sen}\,x}{x}}{\cos x + \frac{\textrm{sen}\,x}{x}}

= \frac{1 - 1}{1 + 1} = 0


lipelfnc escreveu:\lim_{x \to 1}\frac{\textrm{sen}\,(x\pi)}{x - 1}
Nesse tentei de vários jeitos, inclusive com a propriedade do limite fundamental.


Fazendo a substituição u = x - 1, quando x\to 1 temos que u\to 0 .

Nesse caso, temos que:

\lim_{x \to 1}\frac{\textrm{sen}\,(x\pi)}{x - 1} = \lim_{u \to 0}\frac{\textrm{sen}\,[(u+1)\pi]}{u}

= \lim_{u \to 0}\frac{\textrm{sen}\,(u\pi)\cos \pi + \textrm{sen}\,\pi\cos (u\pi)}{u}

= \lim_{u \to 0}\frac{-\textrm{sen}\,(u\pi) }{u}

= \lim_{u \to 0}\frac{-\textrm{sen}\,(u\pi) }{u} \cdot \frac{\pi}{\pi}

= \lim_{u \to 0}(-\pi)\frac{\textrm{sen}\,(u\pi) }{u\pi}

= -\pi

Observação

Tente justificar que:

\lim_{u \to 0} \frac{\textrm{sen}\,(u\pi) }{u\pi} = 1
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Re: Dificuldade em exercícios de demonstração

Mensagempor lipelfnc » Qua Jan 25, 2012 22:23

Nossa, obrigado.
Nunca que eu iria pensar em dividir por x na primeira, e fazer aquela substituição na segunda.

Assim, qual é o segredo para ter essas sacadas? Só a experiência mesmo?

Alguns colegas recomendaram que eu desse uma estudada pelo Apostol. Sei que ele é bem puxado, mas vcs recomendariam para alguem que estará cursando Engenharia?
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Re: Dificuldade em exercícios de demonstração

Mensagempor LuizAquino » Qua Jan 25, 2012 22:46

lipelfnc escreveu:Assim, qual é o segredo para ter essas sacadas? Só a experiência mesmo?


Sim, com a experiência essas simplificações se tornam naturais.

lipelfnc escreveu:Alguns colegas recomendaram que eu desse uma estudada pelo Apostol. Sei que ele é bem puxado, mas vcs recomendariam para alguem que estará cursando Engenharia?


Para um aluno do curso de Engenharia, eu recomendo a referência abaixo.

  • Stewart, James. Cálculo. Vol. I. 6ª Edição. São Paulo: Thomson Pioneira, 2009.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?