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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por lipelfnc » Qua Jan 25, 2012 20:16
Primeiros dois exercícios, "de calcular mesmo", do guidorizzi que empaquei. De resto, só os de demonstração que estão me pegando mesmo.
Tentei substituir tgx = senx/cosx, mas travei quando corta os cosx
No gabarito diz que o resultado é 0.
Nesse tentei de vários jeitos, inclusive com a propriedade do limite fundamental.
E obrigado pelas dicas quanto aos exercícios de demonstração.
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por lipelfnc » Qua Jan 25, 2012 22:23
Nossa, obrigado.
Nunca que eu iria pensar em dividir por x na primeira, e fazer aquela substituição na segunda.
Assim, qual é o segredo para ter essas sacadas? Só a experiência mesmo?
Alguns colegas recomendaram que eu desse uma estudada pelo Apostol. Sei que ele é bem puxado, mas vcs recomendariam para alguem que estará cursando Engenharia?
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por LuizAquino » Qua Jan 25, 2012 22:46
lipelfnc escreveu:Assim, qual é o segredo para ter essas sacadas? Só a experiência mesmo?
Sim, com a experiência essas simplificações se tornam naturais.
lipelfnc escreveu:Alguns colegas recomendaram que eu desse uma estudada pelo Apostol. Sei que ele é bem puxado, mas vcs recomendariam para alguem que estará cursando Engenharia?
Para um aluno do curso de Engenharia, eu recomendo a referência abaixo.
- Stewart, James. Cálculo. Vol. I. 6ª Edição. São Paulo: Thomson Pioneira, 2009.
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo
em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja
o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo
. O triângulo é retângulo com catetos
e
, tal que
. Seja
o ângulo complementar. Então
. Como
, o ângulo que o afixo
formará com a horizontal será
, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se
, então
. Como módulo é um:
.
Logo, o afixo é
.
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