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[derivada implícita]exercício

[derivada implícita]exercício

Mensagempor luiz_henriquear » Seg Out 24, 2011 20:48

Estou começando agora a entender derivada implícita, mas não consigo encontrar a resposta para o seguinte exercício de derivada implícita:
{y}^{3}=\frac{x-y}{x+y}


Ps.A dificuldade é quando vamos fazer a regra do quociente e temos que utilizar nos Ys a regra da cadeia

Att.
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Re: [derivada implícita]exercício

Mensagempor LuizAquino » Seg Out 24, 2011 21:58

luiz_henriquear escreveu:encontrar a resposta para o seguinte exercício de derivada implícita:
{y}^{3}=\frac{x-y}{x+y}


\left({y}^{3}\right)^\prime=\left(\frac{x-y}{x+y}\right)^\prime

3y^2y^\prime = \frac{(x-y)^\prime(x+y) - (x-y)(x+y)^\prime}{(x+y)^2}

3y^2y^\prime = \frac{(1 - y^\prime)(x+y) - (x-y)(1+y^\prime)}{(x+y)^2}

3y^2y^\prime = \frac{-2xy^\prime + 2y }{(x+y)^2}

3y^2y^\prime(x+y)^2 = -2xy^\prime + 2y

\left[3y^2(x+y)^2 + 2x\right]y^\prime = 2y

y^\prime = \frac{2y}{3y^2(x+y)^2 + 2x}

Observação
Se você desejar revisar o conceito de derivada implícita, então eu gostaria de recomendar a vídeo-aula "14. Cálculo I - Derivada de Função Implícita". Ela está disponível em meu canal no YouTube:

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Re: [derivada implícita]exercício

Mensagempor luiz_henriquear » Seg Out 24, 2011 22:24

Obrigado Luiz pela ajuda, mas há um porém:
as alternativas são:
a)y'=\frac{x-y}{3xy^2+3y^3}

b)y'=\frac{1-y^3}{3xy^2+4y^3+1}[tex]

c)[tex]y'=\frac{1-y}{1+y}

d)y'=\frac{1}{3xy^2+4y^3}

e)y'=\frac{1}{3y^2}
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Re: [derivada implícita]exercício

Mensagempor luiz_henriquear » Ter Out 25, 2011 12:21

Muito obrigado
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Re: [derivada implícita]exercício

Mensagempor luiz_henriquear » Ter Nov 01, 2011 20:50

Caro Luiz
Se eu passar o divisor para o outro lado e derivar implicitamente chegare na alternativa b
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Re: [derivada implícita]exercício

Mensagempor LuizAquino » Ter Nov 01, 2011 23:04

luiz_henriquear escreveu:Caro Luiz,
Se eu passar o divisor para o outro lado e derivar implicitamente chegarei na alternativa b


Ok.

y^3 = \frac{x-y}{x+y}

y^3(x+y) = x-y

3y^2y^\prime(x+y) + y^3(1+y^\prime)= 1 - y^\prime

\left[3y^2(x+y)  + y^3  + 1\right]y^\prime = 1 - y^3

y^\prime = \frac{1 - y^3}{3y^2x+ 4y^3  + 1}

Observação

Considere que y = k (com k não nulo). Da equação y^3 = \frac{x-y}{x+y}, obtemos que x = \frac{k^4 + k}{1 - k^3} .

Agora substitua o ponto \left(\frac{k^4 + k}{1-k^3},\,k\right) nas expressões y^\prime = \frac{1 - y^3}{3y^2x+ 4y^3  + 1} e y^\prime = \frac{2y}{3y^2(x+y)^2 + 2x} . Você verificará que o resultado para y^\prime será o mesmo em ambas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?