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[Equações Diferenciais] Variáveis Separaveis

[Equações Diferenciais] Variáveis Separaveis

Mensagempor Bruhh » Qua Ago 24, 2011 15:37

Olá, Boa Tarde

Esotu tentando resolver alguns exercícios referentes a equações diferenciais mas meus resultados
não dão certo com os da minha apostila.

*Tenho que mostrar a resolução por variáveis separáveis.

-Nesta primeira tenho que mostrar que y(x) é a solução da equanção:
y' = 25 + {y}^{2} sendo y = 5 tan 5x
Então fiz assim:
y'  = 25 {sec}^{2}(5x)
25 {sec}^{2}(5x) = 25 + 25{(tan 5x)}^{2}
A partir desse ponto não sei o que fazer para zerar a equação, o que estou esquecendo de fazer?


-A outra equação tenho que resolver:
\frac{dy}{dx} = x. \sqrt[]{1-{y}^{2}}
Resolvi assim:
\int_{}^{}\frac{dy}{{(1-{y}^{2})}^{\frac{1}{2}}} =\int_{}^{} x dx
\frac{{(1-{y}^{2})}^{\frac{1}{2}}}{\frac{1}{2}} = \frac{{x}^{2}}{2} + C
Parei nesse momento quando vi que a resposta da minha apostila é y = sen (\frac{1}{2}{x}^{2} + C)
Por que tenho sen na resposta se tenho apenas expoentes e raiz quadrada na resolução? Estou fazendo errado?


Muito Obrigada pela ajuda
Bruhh
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Re: [Equações Diferenciais] Variáveis Separaveis

Mensagempor Neperiano » Qua Ago 24, 2011 16:25

Ola

Quanto a segunda aquilo ali

A integral disto aqui 1/1 - y^2 é seno

Voce tenque so cuida na hora da integração

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Re: [Equações Diferenciais] Variáveis Separaveis

Mensagempor LuizAquino » Qua Ago 24, 2011 17:39

Bruhh escreveu:25 {sec}^{2}(5x) = 25 + 25{(tan 5x)}^{2}
A partir desse ponto não sei o que fazer para zerar a equação, o que estou esquecendo de fazer?

Dica: \textrm{tg}^2\,\alpha + 1 = \sec^2 \alpha .

Neperiano escreveu:A integral disto aqui 1/1 - y^2 é seno


Não é isso.

Bruhh escreveu:Por que tenho sen na resposta se tenho apenas expoentes e raiz quadrada na resolução? Estou fazendo errado?


Da tabela básica de integrais, sabemos que
\int \frac{1}{\sqrt{1 - u^2}}\,du = \,\textrm{arcsen}\,u + c
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?