• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

função continua

função continua

Mensagempor alexandreredefor » Dom Jul 17, 2011 18:23

PARA QUAIS VALORES DE X A FUNÇÃO G É CONTINUA?

G(X)= {0, SE X É RACIONAL
{ X, SE X É IRRACIONAL


obs: não consegui utilizar uma chave só.

tive uma prova e não consegui resolver vou ter prova substituta sera que pode me auxiliar...
ou me indicar algum video que tem o assunto
alexandreredefor
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 10:04
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: função continua

Mensagempor Molina » Dom Jul 17, 2011 22:26

Boa noite, Alexandre.

Vou dar a ideia de como eu pensaria nesta questão e quero ver se você chega a mesma conclusão que eu:

Se imaginarmos os números reais como uma reta, teremos que cada ponto que forma esta reta são os números reais. Alguns pontos são os racionais e outros pontos são os irracionais. A união dos dois conjuntos de pontos formará a reta (Q\cup I = R). Se retirarmos, por exemplo, os números irracionais será possível observar alguns "buracos" nesta reta. O restante que permanece na reta são os números racionais.

Um esboço disso seria:
______ _______ ____ _ ___ ____ _____________ ___ _ ____________ _ _____ ______________ _ _ ____


Colocando este esboço num sistema de coordenadas xy e esta reta com buracos sobre o eixo x, representaria parte do nosso problema em questão, pois para todo número racional, temos que a função vale 0. Falta saber o que fazer com esses pontos que retiramos.

Lembre-se que para uma função ser contínua ela não tem "buracos", ou seja, temos que desenhar toda a função "sem tirar o lápis do papel".

Então, quais os valores que esses pontos com "buracos" devem assumir para que esses "buracos" não existam mais sobre esta reta?


:idea:
*-)
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: função continua

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 18, 2011 02:37

É impossível esboçar essa função, visto que todo intervalo real contém um número infinitos de números racionais e irracionais.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: função continua

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 18, 2011 11:11

Temos a função:

g(x) = \begin{cases} 0, \textrm{ se } x \textrm{ \'e racional.} \\ x, \textrm{ se } x \textrm{ \'e irracional.} \end{cases}

Note que -|x| \leq g(x) \leq |x| .

Como \lim_{x\to 0} -|x| = \lim_{x\to 0} |x| = 0, pelo Teorema do Sanduíche segue que \lim_{x\to 0} g(x) = 0. Por outro lado, sabemos que g(0) = 0.

Portanto, \lim_{x\to 0} g(x) = g(0). Isso é o mesmo que dizer que g é contínua em x = 0.

Tome agora qualquer real c\neq 0 e qualquer real \delta > 0 . No intervalo (a-\delta,\, a + \delta) existem infinitos racionais e infinitos irracionais.

Considere que c seja irracional. Existem infinitos x racionais tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| = |c| > \frac{|c|}{2} .

Por outro lado, considere que c seja racional. Existem infinitos x irracionais tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| = |x| > |c| > \frac{|c|}{2} .

Em resumo: existem infinitos números x tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| > \frac{|c|}{2} .

Logo, \lim_{x\to c} g(x) \neq g(c) . Isso é o mesmo que dizer que g não é contínua em x = c (lembrando-se que tomamos qualquer real c\neq 0 ).

A conclusão final disso tudo é que a função g é contínua apenas para x = 0.

Observação
alexandreredefor escreveu:obs: não consegui utilizar uma chave só.

Para colocar apenas uma chave, use o comando LaTeX:
Código: Selecionar todos
[tex]\begin{cases} caso_1 \\ caso_2 \\ caso_3 \\ \vdots \end{cases}[/tex]

O resultado desse comando é:
\begin{cases} caso_1 \\ caso_2 \\ caso_3 \\ \vdots \end{cases}
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: função continua

Mensagempor Molina » Seg Jul 18, 2011 11:42

Bom dia!

MarceloFantini escreveu:É impossível esboçar essa função, visto que todo intervalo real contém um número infinitos de números racionais e irracionais.


Um esboço seria desenhar uma retas com alguns buracos, representando apenas os números racionais e os faltantes seriam os números irracionais.

Este esboço seria apenas para chegar a conclusão que para ser contínua, g(irracionais)=0.



:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.