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Inequação modular

Inequação modular

Mensagempor scggomes » Qui Abr 21, 2011 17:22

Olá, gostaria de agradecer a ajuda que vcs tem me dado, mas como ainda estou longe de ser uma matemática, vou continuar por aqui...

Então vai mais uma:
\left|{x}^{2}\,-4x\,+5 \right|>= x + 2

fiz assim:

\left|{x}^{2}\,-4x\,+5 \right|>= x + 2 \leftrightarrow {x}^{2}\,-4x\,+5 >= x + 2\, ou\, {x}^{2}\,-4x\,+5 <= -x - 2

Desenvolvendo a primeira:
{x}^{2}\,-4x\,+5 >= x + 2\, o delta dá 13
Desenvolvendo a segunda:
{x}^{2}\,-4x\,+5 <= -x - 2 não existe raízes reais

Como eu resolvo isso ????????
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Re: Inequação modular

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 21, 2011 18:53

Ao invés "de lhe dar o peixe", eu vou "lhe ensinar a pescar". :)

Assista aos vídeos do Nerckie sobre inequação modular. O título é "Matemática - Aula 27 - Inequação Modular" e está dividido em 3 partes. Você pode acessá-los no endereço:
http://www.youtube.com/nerckie

Se após assistir aos vídeos você ainda tiver dúvidas, então poste-as aqui.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: Inequação modular

Mensagempor scggomes » Qui Abr 21, 2011 20:41

Luiz,

Já assisti a quase todos os vídeos do Nerckie, que são muito bons por sinal, mas neste assunto de inequações modulares os exemplos são muito simples, iguais aos dos meus livros.

Então continuo com as mesmas dúvidas, se vc ou outra pessoa puder me ajudar, agradeço.

Att.
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Re: Inequação modular

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 21, 2011 20:54

Estude a equação inicial: x^2 -4x +5. Note que ela não tem raízes reais, e portanto nunca zera. Como o coeficiente de x^2 é positivo, ela é positiva em todos os seus pontos. Ou seja, pode retirar o módulo sem preocupações:

x^2 -4x +5 \geq x +2 \iff x^2 -5x +3 \geq 0

Agora faça o estudo desta.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?