• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Início de Cálculo I?

Início de Cálculo I?

Mensagempor 0 kelvin » Sáb Mar 19, 2011 00:15

Na minha turma tem gente já formada em física que esta refazendo Cálculo sabe-se lá por que, tem gente que estudou derivadas em algum momento, outros que desistiram de outro curso de exatas e tem os que nunca viram nem limites, nem derivadas e mal sabem função direito.

O professor esta seguindo o livro Tom Apostol, que começa explicando integral por meio da área embaixo de uma função até o eixo x, daí faz aproximações com várias divisões. Para alguns é grego, para outros nem tanto, para o resto mais ou menos.

Algumas pessoas resolveram pegar um livro mais acessível, Guidorizzi ou Stewart (é mais barato tb).

E aí? Começar com integral sem saber limites?
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 02:55

Estranho isso, eu iniciei Cálculo com uma revisão básica de funções e depois limites, derivadas e fechando com início de integração...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor Dan » Sáb Mar 19, 2011 03:25

Isso depende do curso e depende da estrutura da disciplina de Cálculo. Algumas universidades mantém várias disciplinas de cálculo que ensinam mais ou menos os mesmos conteúdos mas com focos diferentes para cursos diferentes. Em algumas dessas disciplinas sequer se estuda limites, indo direto para derivadas, integrais e pulando para equações diferenciais.

Por questões didáticas costuma-se estuda derivada antes da integral. Talvez seu professor esteja fazendo uma introdução.

Além do mais, no início é mais importante ter apenas uma ideia do conceito de limite, e não necessariamente saber calculá-lo.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 19, 2011 09:24

Isso é muito simples de resolver.

Toda disciplina possui uma ementa oficial. Todo professor deve segui-la.

Esta ementa deve estar disponível no departamento responsável pela disciplina. É comum os departamentos disponibilizarem a ementa em suas páginas institucionais.

Sendo assim, recomendo que obtenha uma cópia da ementa dessa disciplina. Desse modo, você saberá quais assuntos devem ser ministrados.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mar 19, 2011 14:26

O livro do Apostol realmente muda a ordem, mas você deve voltar a limites logo. Acho que neste início ele usa as integrais pra demonstrar como surgiu a necessidade do limite.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor 0 kelvin » Dom Mar 20, 2011 02:23

Uhm, tudo o que o professor disse esta no prefácio do livro. O autor mesmo diz que normalmente os cursos começam com derivadas, mas ele prefere assim por questões históricas. Faz sentido, a integral da função escada é uma soma finita e fica bem fácil de ver áreas de valores inteiros, daí não há necessidade de introduzir limites para este tipo de problema.

Olhei o Guidorizzi e realmente, ele começa com funções bem no estilo ensino médio, deve ser menos traumático para o povo que já começou com aquele "O.O Nunca vi isso na minha vida!"
0 kelvin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Out 31, 2010 16:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias atmosfericas
Andamento: cursando

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 20, 2011 03:30

0 kelvin escreveu:Uhm, tudo o que o professor disse esta no prefácio do livro. O autor mesmo diz que normalmente os cursos começam com derivadas, mas ele prefere assim por questões históricas. Faz sentido, a integral da função escada é uma soma finita e fica bem fácil de ver áreas de valores inteiros, daí não há necessidade de introduzir limites para este tipo de problema.

Olhei o Guidorizzi e realmente, ele começa com funções bem no estilo ensino médio, deve ser menos traumático para o povo que já começou com aquele "O.O Nunca vi isso na minha vida!"


Sei não, os exercícios do Guidorizzi pareceram bem traumáticos para mim.. Hehhehehe... Tem uns lá que são de arrancar o couro de qualquer um !!
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: Início de Cálculo I?

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 20, 2011 11:40

Pode parecer que não, mas o Guidorizzi é excelente em quebrar suas pernas. Parece tudo muito simples, tranquilo, até vocÊ querer respaldo de teoria e não ter nada. Aí você vai fazer exercícios e vê que muitos são bem tensos.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

 



Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: zig - Sex Set 23, 2011 13:57

{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41

zig escreveu:{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo: {\frac{1}{4}}^{-1} = \frac{4}{1}

Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é \frac{1}{20} , ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja: {0,05}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{1}{20}}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{20}{1}}^{\frac{1}{2}} = \sqrt[2]{20}

A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?

Espero ter ajudado.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23

Nós podemos simplificar, um pouco, sqrt(20) da seguinte forma:

sqrt(20) = sqrt(4 . 5) = sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 sqrt(5).

É isso.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24

Nós podemos simplificar, um pouco, \sqrt(20) da seguinte forma:

\sqrt(20) = \sqrt(4 . 5) = \sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 \sqrt(5).

É isso.