por alexandre32100 » Ter Mar 15, 2011 00:31
"Após percorrer uma distância de
, um objeto tem sua velocidade diminuída de
. Um segundo mais adiante, sua velocidade é diminuída novamente, mas de
. Supondo que a aceleração seja constante em todo o movimento, calcule a velocidade no início do movimento."É uma mais uma questão de física, mas basicamente trata-se de matemática.
Meu questionamento é: se há um diminuição na velocidade, há desaceleração (aceleração negativa), logo, a aceleração não pode ser constante como diz o problema.
Quem (ou o quê) está errado?
-
alexandre32100
-
por Elcioschin » Ter Mar 15, 2011 14:38
Pode sim: a aceleração é negativa e CONSTANTE:
|............. d = 3,5 m ............| .....................|
Vo .............. T ................. V' ..... t = 1 s ...... V"
V' - Vo - 2
V" = V' - 3 ----> V" = (Vo - 2) - 3 ----> V" = Vo - 5
No último trecho ----> V" = V' + a*t ----> Vo - 5 = (Vo - 2) + a*1 ----> a = - 3 m/s²
No primeiro trecho ----> V'² = Vo² + 2*a*d ----> (Vo - 2)² = Vo² + 2*(-3)*3,5 ----> 4 - 4*Vo = - 21 ----> Vo = 6,25 m/s²
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Integrais (problemas de valor inicial)
por Anne2011 » Sex Set 16, 2011 16:26
- 4 Respostas
- 2366 Exibições
- Última mensagem por Anne2011

Sex Set 16, 2011 18:53
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Equação diferencial] Problema de valor inicial
por Aliocha Karamazov » Qua Fev 15, 2012 23:34
- 2 Respostas
- 1800 Exibições
- Última mensagem por Aliocha Karamazov

Qui Fev 23, 2012 23:43
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Equações diferenciais - problema de valor inicial
por emsbp » Qui Abr 12, 2012 18:14
- 0 Respostas
- 1026 Exibições
- Última mensagem por emsbp

Qui Abr 12, 2012 18:14
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite no infinito]por que a expressão inicial influencia?
por marcosmuscul » Qua Mar 27, 2013 09:41
- 2 Respostas
- 1357 Exibições
- Última mensagem por marcosmuscul

Qui Mar 28, 2013 11:21
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Problemas de Valor Inicial] Equações Diferenciais
por mayconf » Ter Abr 15, 2014 18:24
- 1 Respostas
- 2113 Exibições
- Última mensagem por Russman

Ter Abr 15, 2014 22:28
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.