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Explicação sobre módulo.

Explicação sobre módulo.

Mensagempor gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:35

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alguém explica o primeiro parágrafo to começando estuda cálculo,entendi nada.
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor Molina » Ter Fev 08, 2011 11:57

Bom dia, Gustavo.

O primeiro parágrafo quer nos dizer que o módulo (também chamado de valor absoluto) de um número será sempre positivo ou zero. Vou dar uns exemplos:

|5|=5 (lê-se módulo de cinco é igual a cinco)

|-5|=5 (lê-se módulo de menos cinco é igual a cinco)

Perceba que tanto o módulo de cinco como o de menos cinco são POSITIVOS.

Agora me responda, |0|=??
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor gustavoluiss » Ter Fev 08, 2011 12:16

é zero
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor Molina » Ter Fev 08, 2011 12:21

Isso.

Ficou mais claro agora o que é o módulo? Sempre é feito analogia de módulo com "distância". Não há distância negativa, ela sempre é POSITIVA ou ZERO.

:y:
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor gustavoluiss » Ter Fev 08, 2011 22:30

eu sei oq é modulo , isso tem na quinta série hehe,

o problema ée q eu n tinha intendido a frase mais lendo eu me liguei,mais intão,jah que vc se ofereceu pra me ajuda,hehe,eu queria te pergunta uma coisa a distancia de ponto a reta no meu livro é explicado com triangulo retangulo mais vale para qualquer triangulo ?
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor Molina » Ter Fev 08, 2011 22:41

gustavoluiss escreveu:eu sei oq é modulo , isso tem na quinta série hehe,

o problema ée q eu n tinha intendido a frase mais lendo eu me liguei,mais intão,jah que vc se ofereceu pra me ajuda,hehe,eu queria te pergunta uma coisa a distancia de ponto a reta no meu livro é explicado com triangulo retangulo mais vale para qualquer triangulo ?

A distância entre ponto e reta sempre vai ser a menor distância entre esses dois elementos. Por isso da forma que é explicado no seu livro sempre formará um triângulo retângulo, pois a distância será este segmento que é perpendicular a reta e passa pelo ponto.

Mas não confunda as coisas. Distância entre ponto e reta não tem nada a ver com triângulo. O triângulo foi só usado para mostrar um método de como descobrir a distância, ok?

:y:
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Re: Explicação sobre módulo.

Mensagempor gustavoluiss » Qua Fev 09, 2011 11:37

vlw brigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?